O emprego de suportes historicamente rejeitados pela tradição artística no ensino de Artes Visuais

Autores/as

  • Glenda Maíra Silva Melo Universidade do Estado de Minas Gerais

Palabras clave:

Ruptura, Ensino de Arte, Artes visuais, Arte povera,

Resumen

Este pesquisa analisa a metodologia de ruptura do suporte elaborada para o ensino de artes visuais na E.M.E.B “Engenheiro Agrônomo Urbano de Andrade Junqueira” da cidade de Guará. O objetivo desta pesquisa é identificar abordagens de ensino capazes de suplantar a falta de recursos materiais, informacionais e instrumentais e de aproximar o universo das artes visuais da realidade sociocultural dos educandos. A proposta metodológica desenvolvida consistiu na utilização de materiais historicamente rejeitados pela tradição artística na produção de esculturas, pinturas, desenhos e gravuras. Tal metodologia teve inspiração no movimento italiano da arte povera, que defendia a utilização de suportes não convencionais como forma de promover o fim da barreira entre a arte e o proletariado. A pesquisa-ação correspondeu à metodologia empregada durante todo o percurso investigativo. Os resultados obtidos apontam que a falta de material e instalações adequadas não deve se transformar em empecilho para o ensino de artes visuais, já que o emprego de materiais diversos e de variedade técnica permitiu o enriquecimento das experiências artísticas vivenciadas pelos alunos. A relevância deste estudo está em fornecer subsídios a professores que não dispõem de recursos importantes para o ensino de artes visuais nas instituições onde atuam.

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Biografía del autor/a

Glenda Maíra Silva Melo, Universidade do Estado de Minas Gerais

Sou docente dos cursos de Design de Moda e Ciências Contábeis da Universidade do Estado de Minas Gerais. Possuo bacharelado em estilismo em Moda (Uel), licenciatura em Educação Artística (Unifran), especialização em arte e Criatividade (Unifran), especialização em ensino de Artes visuais (Ufmg) e mestrado em Têxtil e Moda. Atuo nas áreas de ensino (Artes e Moda) e pesquisa (ensino de Artes, aspectos antropológicos do vestuário e restauração e conservação de têxteis).

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Publicado

2018-10-01

Cómo citar

MELO, Glenda Maíra Silva. O emprego de suportes historicamente rejeitados pela tradição artística no ensino de Artes Visuais. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 14, n. 4, p. 173–193, 2018. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/11572. Acesso em: 18 may. 2024.