Teachers' report of a chemistry degree course on the process of inclusion of students with disabilities

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431782122025189

Keywords:

inclusion; deficiency; teacher training.

Abstract

Guaranteeing access for people with disabilities is increasingly being put into practice in Higher Education. Despite the different initiatives to implement inclusion at the university level, there still remains a barrier such as the exclusionary practices of teachers. Given the above, this research aimed to investigate how teachers at a public Higher Education Institution located in the South of Minas Gerais put inclusion into practice in the classroom. For this, a methodology with a qualitative approach, of the case study type, was used. A semi-structured interview was carried out with three professors from the University's chemistry teaching area. Then, a content analysis was carried out, where the information collected was grouped into categories. It was found that teachers do not have the pedagogical preparation to teach students with disabilities in the classroom due to gaps in their initial training and the lack of search for continued training. It is necessary to reinforce training in undergraduate courses in Brazil for an inclusive perspective, in order to prepare teachers for future work with a student with a disability and, also, to raise awareness among working teachers about the search for continued training that significantly encompasses inclusive practices and strategies.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BARDIN. Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Editora Edições 70, 1977.

BATALLA, Denise Valduga. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva brasileira. Fundamentos en Humanidades, v. 10, n. 19, p. 77-89, 2009. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/184/18411965005.pdf. Acesso em: 27 out. 2020.

BELEI, Renata Aparecida; PASCHOAL, Sandra Regina Gimeniz; NASCIMENTO, Edinalva Neves; MATSUMOTO, Patrícia Helena Vivan Ribeiro. O uso de entrevista, observação e videogravação em pesquisa qualitativa. Cadernos de educação. Pelotas, n. 30, jun. 2008. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/1770/1645. Acesso em: 10 maio. 2018.

BENITE, Claudio Roberto Machado. Formação do professor e docência em Química em rede social: estudos sobre inclusão escolar e o pensar comunicativo. 2011. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tde/1022/1/Tese%20Claudio%20Roberto%20Machado%20Benite.pdf. Acesso em: 19 jan. 2021.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 4.024 de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] União, Poder executivo, Brasília, DF, 27 de dezembro de 1961. Seção 1. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4024.htm. Acesso em: 05 fev. 2020.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da REPÚBLICA Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal. 1988. Disponível em: http://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_04.10.2017/art_208_.asp. Acesso em: 05 fev. 2020.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996a. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] União, Poder executivo, Brasilia, DF, 23 de dezembro de 1996a. Seção 1, p. 19. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/LF9394_96.pdf. Acesso em: 19 maio. 2021.

BRASIL. Presidência da República. Aviso Circular nº 277. Brasília, DF, 8 maio 1996b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/aviso_circular277.pdf. Acesso em: 19 maio. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº 2, de 11 de setembro de 2001. Secretaria de Educação Especial. Institui diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica. Brasília, DF, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf. Acesso em: 19 maio. 2021.

BRASIL. Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002a. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da União, Brasília, 9 de abril de 2002a. Seção 1, p. 31. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/505478/pg-31-secao-1-diario-oficial-da-uniao-dou-de-09-04-2002. Acesso em: 19 maio. 2021.

BRASIL. Lei n° 10.436, de 24 de abril de 2002b. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Diário Oficial [da] União, Poder executivo, Brasilia, DF, 25 de abril de 2002b. Seção 1, p. 23. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=23&data=25/04/2002. Acesso em: 19 maio. 2021.

BRASIL. Decreto 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm. Acesso em: 19 maio. 2021.

BRASIL. Lei n° 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial [da] União, Poder executivo, Brasilia, DF, 7 de julho de 2015. Seção 1. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/95334396/dou-secao-1-07-07-2015-pg-2. Acesso em: 19 jan. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Censo da Educação Superior 2017. Brasília, DF, set. 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/setembro-2018-pdf/97041-apresentac-a-o-censo-superior-u-ltimo/file. Acesso em: 06 fev. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Censo Escolar 2018. Brasília, DF, 2019. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/censo-escolar-2018-revela-crescimento-de-18-nas-matriculas-em-tempo-integral-no-ensino-medio/21206. Acesso em: 24 set. 2020.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Uma metodologia de pesquisa para estudar os processos de ensino e aprendizagem em salas de aula. A pesquisa em ensino de ciências no Brasil e suas metodologias, v. 2, p. 13-47. Editora Unijuí, 2006.

DUARTE, Rosália. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Educar em revista. Curitiba, vol. 20, n. 24, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n24/n24a11.pdf/. Acesso em: 10 maio. 2018.

GODOY, Arlida Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de administração de empresas. São Paulo, vol. 35, n. 2, abril. 1995. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rae/v35n2/a08v35n2.pdf. Acesso em: 10 maio. 2018.

JUNIOR, Guanis de Barros Vilela; CARVALHO, Anderson dos Santos. Análise de Conteúdo. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005. Disponível em: http://www.cpaqv.org/epistemologia/analiseconteudo.pdf. Acesso em: 10 maio. 2020.

MARTINS, Diléia Aparecida; LEITE, Lúcia Pereira; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. Políticas públicas para acesso de pessoas com deficiência ao ensino superior brasileiro: uma análise de indicadores educacionais. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, v. 23, n. 89, p. 984-1014, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40362015000400984&script=sci_abstract&tlng=es. Acesso em: 20 out. 2020.

NOGUEIRA, Lilian de Fátima Zanoni; OLIVER, Fátima Corrêa. Núcleos de acessibilidade em instituições federais brasileiras e as contribuições de terapeutas ocupacionais para a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior. Cad. Bras. Ter. Ocup., São Carlos , v. 26, n. 4, p. 859-882, Dec. 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-89102018000400859&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 19 jan. 2021.

NUNES, Milena de Almeida. Os transtornos de aprendizagem e as deficiências sob a ótica do estigma e exclusão no ambiente escolar In: Congresso Baiano de Educação Inclusiva, 5., 2017, Bahia. Anais [...]. Bahia: UEFS, 2017. p. 2-3. Disponível em: http://www.uefs.br/vcbei/OS%20TRANSTORNOS%20DE%20APRENDIZAGEM%20E%20AS%20DEFICIENCIAS%20SOB%20A%20OTICA%20DO%20ESTIGMA%20E%20EXCLUSAO%20NO%20AMBIENTE%20ESCOLAR.pdf. Acesso em: 19 jan. 2021.

OLIVEIRA, Antonia Soares Silveira e. Alunos com deficiência no ensino superior: subsídios para a política de inclusão da UNIMONTES. Tese de Doutorado em Ciências Humanas. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2876. Acesso em: 20 out. 2020.

OLIVEIRA, Jair de. Análise da produção científica com a temática inclusão no ensino superior: reflexões sobre artigos publicados no período de 2016 a novembro de 2018. Revista Educação Especial, v. 32, p. 1-27, 2019. Disponível em: https://www.redalyc.org/jatsRepo/3131/313158902067/313158902067.pdf. Acesso em: 27 set. 2021.

PACHECO, Renata Vaz; COSTAS, Fabiane Adela Tonetto. O processo de inclusão de acadêmicos com necessidades educacionais especiais na Universidade Federal de Santa Maria. Revista Educação Especial, n. 27, p. 151-169, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/index.php/educacaoespecial/article/view/4360. Acesso em: 20 out. 2020.

P1. Entrevista. Itajubá (Minas Gerais), 4 julho. 2018.

P2. Entrevista. Itajubá (Minas Gerais), 8 agosto. 2018.

P3. Entrevista. Itajubá (Minas Gerais), 16 agosto. 2018.

ROCHA, Telma Brito; MIRANDA, Theresinha Guimarães. Acesso e permanência do aluno com deficiência na instituição de ensino superior. Revista Educação Especial. Santa Maria, vol. 22, n. 34, ago. 2009. Disponível em: http://www.redalyc.org/html/3131/313128604006/. Acesso em: 30 abr. 2018.

SANT'ANA, Izabella Mendes. Educação inclusiva: concepções de professores e diretores. Psicologia em estudo, v. 10, n. 2, p. 227-234, 2005. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-73722005000200009&script=sci_arttext>. Acesso em: 20 out. 2020.

SANTOS, Wederson Rufino dos. Pessoas com deficiência: nossa maior minoria. Physis: revista de saúde coletiva, v. 18, p. 501-519, 2008. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/physis/2008.v18n3/501-519/pt/. Acesso em: 05 fev. 2020.

SIQUEIRA, Inajara Mills; SANTANA, Carla da Silva. Propostas de acessibilidade para a inclusão de pessoas com deficiências no ensino superior. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 16, n. 1, p. 127-136, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S141365382010000100010&script=sci_arttext. Acesso em: 15 fev. 2020.

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista brasileira de Educação, vol. 13, n. 5, 2000. Disponível em:http://teleduc.unisa.br/~teleduc/cursos/diretorio/apoio_5427_368/TARDIF_Saberes_profissionais_dos_professores.pdf. Acesso em: 05 abr. 2018.

VENTURA, Magda Maria. O estudo de caso como modalidade de pesquisa. Revista SoCERJ, v. 20, n. 5, p. 383-386, 2007. Disponível em: https://aedmoodle.ufpa.br/pluginfile.php/168101/mod_forum/attachment/267608/o_estudo_de_caso_como_modalidade_de_pesquisa.pdf. Acesso em: 27 set. 2021.

Published

2025-12-18

How to Cite

OPENHEIMER, Marcela. Teachers’ report of a chemistry degree course on the process of inclusion of students with disabilities. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 21, n. 2, p. 189–212, 2025. DOI: 10.5965/198431782122025189. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/22856. Acesso em: 19 dec. 2025.