Projeto Terra Doce – o saber vicejante e o fruto encantado

Authors

Keywords:

Arte, Natureza, Ciência Popular, Trocas Interculturais, Espaços Comunitários,

Abstract

O artigo apresenta perspectivas da arte pública relacional em obra constituída de experiências compartilhadas entre artistas pesquisadores e moradores da comunidade Mangueira, Rio de Janeiro, em torno de um trabalho comum, o projeto Terra Doce. Reflete-se sobre seus aspectos estéticos e éticos no enfrentamento da condição macropolítica da cidade, metrópole subjugada pela violência e mantida sob o signo da espetacularização exótica. O processo em pesquisa-ação se consolidou na produção do espaço de lazer Jardim da Tia Neuma, nascido no esforço de limpeza de um depósito de lixo, quando escadarias da Rua Icaraí e seus canteiros serviram para uma “ocupação” de artistas e educadores. A presença de sujeitos de dentro e fora da comunidade, em troca ativa, desdobrou-se em delicadas partilhas. Destaca-se a mostra Acervo, constituída a partir de objetos que, recolhidos no capinar e arar a terra, revelaram memórias perdidas. A partir das formas e materialidades encontradas, desenvolve-se um arquivo das memórias e narrativas correlatas, como as que explicam o furto de plantas como forma de vivência encantada. Conclui-se ao pensar a arte em sua forma instável, ressignificada pelo distanciamento da fixidez crítica e formal, disposta na produção vívida e reverberante da esfera pública.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Isabela Nascimento Frade, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Licenciada em Artes pela PUCRio, mestre em Comunicação e Teoria da Cultura, doutora em Comunicação pela ECA/USP. PROCIENTISTA FAPERJ. Professora Associada do Instituto da Artes da UERJ, integra a equipe do Departamento de Ensino da Arte e Cultura Popular e do PPGARTES/UERJ. Tem realizado trabalhos plásticos, desenvolvido pesquisas e orientado projetos relacionando arte, cultura, comunicação e educação, com foco sobre os seguintes temas: formação e gênero; esfera pública e mediação; poética relacional e ecologia, multilocalismo e trânsito cultural. É líder do grupo de pesquisa Observatório de Comunicação Estética - CNPQ e editora da revista acadêmica internacional Diálogos en Mercosur.

References

ANDRADE, Carlos Drummond. Sentimento do Mundo. São Paulo: Editora Mediafashion, 2008.

BACHELARD, Gaston. A Água e os Sonhos – ensaio sobre a imaginação da matéria. São Paulo: Martins Fontes Editora, 1998.

BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. São Paulo: Martins Fontes Editora, 2009.

CAMPOS, Andrelino. Do Quilombo à favela – a produção do espaço criminalizado no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil Editora, 2007.

CAUQUELIN, Anne. A Invenção da Paisagem. São Paulo: Martins Fontes Editora, 2007.

DERRIDA, Jacques; ROUDINESCO, Elisabeth. De que amanhã… Rio de Janeiro: Zahar Editora, 2004.

PENONE Apud DIDI-HUBERMAN, Georges. Ser Crânio - lugar, contato, pensamento, escultura. Belo Horizonte: Editora C/ Arte, 2009.

FERREIRA, Felipe. Inventando carnavais: o surgimento do carnaval carioca no século XIX e outras questões carnavalescas. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2005.

FRADE, Isabela. Acervo: experiências afetivas e materialidades do lugar. In: XXII Encontro da Associação de Pesquisadores em Artes Plásticas. Anais: Ecossistemas Estéticos. Belém: Universidade Federal do Pará, 2013, p.3051 - 3065.

GLOCKNER, Julio. La Mirada Interior. México D.F.: Penguin House, 2016.

GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1989.

HEIDEGGER, Martin. Construir, Habitar, Pensar. [Bauen, Wohnen, Denken] Trad. de Marcia Sá Cavalcante Schuback (1951) conferência pronunciada por ocasião da "Segunda Reunião de Darmastad", publicada em Vortäge und Aufsätze, G. Neske, Pfullingen, 1954.

MAUSS. Marcel. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

MATURANA, H. e VERDEN-ZOLLER, G. Amar e Brincar – fundamentos esquecidos do humano. São Paulo: Palas Athenas, 2004.

CAMPOS, A. Do Quilombo à Favela - a produção do espaço criminalizado no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Bertrand Russel, 2005.

Published

2019-01-01

How to Cite

FRADE, Isabela Nascimento. Projeto Terra Doce – o saber vicejante e o fruto encantado. Journal of Education, Arts, and Inclusion, Florianópolis, v. 15, n. 1, p. 050–071, 2019. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/11635. Acesso em: 19 may. 2024.