Encanterias: saberes dissidentes no ensino/aprendizagem de artes visuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267832022125

Palavras-chave:

Experiências dissidentes, Ensino/Aprendizagem em Artes Visuais, Performance

Resumo

O presente artigo consiste nas investigações que vem sendo realizadas no Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Amapá. A pesquisa está centrada na linguagem da performance, investigando como esta prática artística ressoa questionamentos acerca da descolonização dos corpos e conhecimentos produzidos na Região Amazônica. No primeiro momento da pesquisa foi criado um minicurso para estudantes de Licenciatura em Artes Visuais da própria instituição, cujo a metodologia utilizada é a cartografia. Inicialmente foi possível vislumbrar que existe um grande interesse por parte dos estudantes em empreender investigações acerca de seus conhecimentos ancestrais, como também, se mostrou emergente a uma arte educação dissidente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Napoleão dos Santos Guedes Junior , Federal University of Amapá

Artista Visual e Acadêmico do Curso de Licenciatura em Artes Visuais.

Fabio Wosniak, Federal University of Amapá

Doutor (2019) e Mestre(2015) em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, possui graduação em Pedagogia Habilitação em Supervisão Escolar - UDESC/ 2012 e Licenciatura em Artes Visuais (2019). Professor efetivo do Curso de Artes Visuais, Licenciatura - DEPLA/UNIFAP . Professor Colaborador do Mestrado Profissional em Artes - Prof. Artes URCA/CE. Coordenador do Projeto de Extensão "Apotheke em dissidência" - UNIFAP. Líder do Grupo de Pesquisa Experiências e Dissidências nas Artes Visuais (UNIFAP/CNPq).

Referências

BARROS, Laura Pozzana de; KASTRUP, Virgínia. Cartografar é acompanhar processos. Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto alegre: Sulina, 2012.

FAVERO, Sofia. Crianças trans: infâncias possíveis. Salvador-BA: Devires, 2020.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

RESTREPO, Eduardo. Inflexión decolonial: fuentes, conceptos y cuestionamentos. Colombia: Editorial Universidad del Cauca, 2010.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

GUEDES JUNIOR , Napoleão dos Santos; WOSNIAK, Fabio. Encanterias: saberes dissidentes no ensino/aprendizagem de artes visuais. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 8, n. 3, p. 125–138, 2022. DOI: 10.5965/24471267832022125. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/22863. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Iniciação Científica

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>