v. 11 n. 3 (2025): Atelier de Artista

					Visualizar v. 11 n. 3 (2025): Atelier de Artista

Este tema, “Atelier de Artista”, surgiu em finais de 2024, na rotina de reuniões do Grupo de pesquisa interinstitucional, Estudos Cromáticos. Desde as primeiras reflexões, esse tema se mostrou abrangente, interdisciplinar e profícuo para a pesquisa. Estas características foram determinantes para a orientação deste Dossiê da Revista Apotheke. Sua abrangência, como poderemos ver na coletânea de textos aqui presentes, abarca a práxis artística e suas transformações, procedimentos educacionais da arte na atualidade e em sua história, e estratégias de sociabilidades específicas do circuito artístico.
A abordagem que enfoca o Atelier é necessariamente interdisciplinar. Ela faz convergir campos de pesquisa e teorias provenientes de Processos artísticos, Educação, História, Filosofia, Sociologia, Antropologia da Arte, entre outros. É propriamente esta característica que permite olhar para o Atelier como este espaço de produção/criação múltiplo, onde o ambiente arquitetônico não é uma norma, e também não se estabelece como um lugar exclusivo de solitude. A coletânea de textos aqui presentes demonstra esta interdisciplinaridade nas abordagens.
Este é um tema profícuo porque pode ser investigado por diferentes perspectivas, como a de estudos de caso do atelier de um artista específico, passando por análises comparativas para a tipificação do atelier como lugar de criação. Até aquelas que enxergam no atelier categorias analíticas capazes de, talvez, cunhar novas definições para proposições artísticas, ou sugerir caminhos interpretativos. E esta diversidade de olhares sobre o atelier pode ser encontrada neste Dossiê.

Publicado: 28-12-2025

Edição completa

Editorial

Artigos Seção temática

Demanda contínua

Notas sobre Experiência

Artigos de Iniciação Científica

Ensaios Visuais