Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista APOTHEKE (PPGAV/UDESC) destina-se à publicação de trabalhos inéditos na área de Arte Educação, resultantes de pesquisas e práticas artísticas e educativas refletidas teoricamente. Compreende-se por trabalhos os artigos, ensaios visuais e notas de experiência decorrentes de pesquisas teóricas ou empíricas, de experiências estético-artísticas-pedagógicas. A Revista não cobra taxas de processamentos dos artigos. A Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outras revistas.

A Revista APOTHEKE (PPGAV/UDESC) tem como público-alvo estudantes, professores, pesquisadores, artistas professores pesquisadores da área das Artes Visuais, além do público interessado na área em geral. 

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista Apotheke adota a prática da "avaliação por pareceres", sendo que cada artigo é submetido a pelo menos dois avaliadores. Estes terão o prazo de até duas (2) semanas para emissão dos pareceres, com a possibilidade de prorrogação por mais uma (1) semana, desde que o parecerista manifeste esse desejo.

Os avaliadores são escolhidos entre os membros da comissão editorial, sendo que em casos isolados os editores da revista podem também escolher avaliadores específicos ad hoc, entre doutores da área das Artes Visuais e/ou áreas afins, seguindo o critério das afinidades temáticas, observadas a partir dos registros de trabalhos, pesquisas e outras experiências em seus currículos na Plataforma Lattes.

Periodicidade

Periodicidade – quadrimestral

Primeiro quadrimestre, jan./abr. limite para publicação 30 abril

Segundo quadrimestre, maio/ago. limite para publicação 31 agosto

Terceiro quadrimestre, set./dez. limite para publicação 31 dezembro

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

A Revista Apotheke tem o objetivo de investigar e divulgar pesquisas acerca do tema Pintura e sua prática como linguagem artística. As inquietações que movem esta produção envolvem questões sobre como desenvolver um estudo prático e teórico sobre o ensino na pintura. Assim, a Revista é parte dos assuntos sobre, “Arte Educação pela pintura: a produção artística e do artista professor”, revelando a necessidade de aprofundar e compartilhar processo criativo e construção de conhecimento em Arte e sobre Arte, tendo como eixo gerador o processo pictórico na produção plástica do artista/professor/pesquisador. A Revista Apotheke, propõe apresentar trabalhos em articulação  com a pesquisa de práticas artísticas e sua relação com a Arte/Educação. Com o foco em estudos e reflexões teóricas sobre a pintura e seu contexto de ensino/aprendizagem, não no sentindo de implicações diretas no ambiente escolar, mas sim, no sentido de construção de olhar, repertório e percepção de quem produz e pode também, ensinar Arte, ou seja, do artista/professor/pesquisador.

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Para a preservação digital, esta revista utiliza o sistema PKP PN no Open Journal System.