Professor-artista em desbravamento

Autores/as

  • Marcelo Forte Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267512019009

Palabras clave:

professor-artista, desbravamento , atravessamento

Resumen

Este artigo pretende lançar algumas reflexões acerca dos processos de formação do professor-artista, tomando como perspectiva o conceito de desbravamento. Este conceito foi tramado a partir de explorações em lugares abandonados e, derivado de um projeto artístico, passou a fazer parte dos investimentos de pesquisa do autor. Neste sentido, o termo designado para a produção artística também ganhou forças para as questões teóricas, lançando vistas às saídas em busca da formação do professor de Artes Visuais pelos caminhos que compõem o professor-artista. Caminhos esses que ultrapassam os espaços formais de aprendizagem e nutrem-se da diversidade de ações realizadas ao longo dos processos de formação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcelo Forte, Universidade de Coimbra

Doutorando em Estudos Contemporâneos pelo Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra. Mestre em Arte e Cultura Visual pelo Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás. Possui licenciatura plena no curso de Artes Visuais - Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC) da UFSM, do Grupo de Pesquisa em Educação e Cultura Visual da UFG e da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual, de Portugal.

Citas

ASSIS, H. L. Narrativas de aprender, narrativas de ensinar: como venho aprendendo a ensinar artes visuais. In: Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais. (1-18). Santa Maria. 2010. Acedido em 10/07/2016, em https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/2139

DELEUZE, G. & PARNET, C. Diálogos. São Paulo: Escuta. 1998.

LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora. 2015.

ROGERS, A. The Classroom and the Everyday: The importance of Informal Learning for Formal Learning. In: Investigar em Educação: Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. (07-34). Portugal. 2014. Acedido em 12/03/2018, em http://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/article/view/3

ROMAGUERA, A. e? e escrita e(m) educação. In: Amorim, A.C.; Marques, D. & Dias, S.O. (Orgs.) Conexões: Deleuze e vida e fabulação e... (127-141). Petrópolis: De Petrus; Brasília: CNPq; Campinas: ALB. 2011.

SANTANA, A. F. T. & SANTOS, A.C. Um possivel olhar acerca dos elementos que compõem o ser professor. In: Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional. 2015. Acedido em 10/05/2017, em https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/article/view/1172

Publicado

2019-04-30

Cómo citar

FORTE, Marcelo. Professor-artista em desbravamento. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 5, n. 1, 2019. DOI: 10.5965/24471267512019009. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/14793. Acesso em: 18 may. 2024.