SOBRE DESENHO, MEMÓRIA E APRENDIZAGEM: uma abordagem neurocientífica visando a educação inclusiva

Authors

  • Maria Lúcia Batezat Duarte Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267312017072

Keywords:

Learning , Memory , Drawings, Children's drawings, Inclusive education

Abstract

This is an essay on memory and its place in human learning. The theoretical foundations are organized from current authors, doctors and psychologists working in the vast field of neuroscience. Children's drawings are presented as an object of research and reflection, as well as the graphic schemes that this production provides and the way of making the pictograms that Piekas and I (2013) suggest for the teaching of children with special learning needs.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual. (nova versão) São Paulo: Pioneira EDUSP, 1980.

BIDEAUD, Jacqueline. HOUDÉ, Olivier, PEDINIELLI, Jean-Louis. L´homme en développement. Paris: PUF, 2004.

COX, Maureen. Desenho da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2000. Tradução: Evandro Ferreira.

DAMÁSIO, Antonio. O mistério da consciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. Trad: Laura Teixeira Motta.

DAMÁSIO, Antonio. Como o cérebro cria a mente. Scientific American. Ed Especial: Os segredos da mente, n.4, 2004, p.6-11.

DAMÁSIO, Antonio. E o cérebro criou o homem. São Paulo: Companhia da Letras. 2011.

DARRAS, Bernard. “L' image un vue de l' esprit. Étude comparée de la pensée figurative et de la pensée visuelle. Recherches em communication, n.9, Bélgica, 1998.

DOIDGE, Norman. O cérebro que se transforma. Como a neurociência pode curar as pessoas. Rio de Janeiro : Record, 2011.

DUARTE, Maria Lúcia Batezat. Pedras e água: um estudo sobre desenho e cognição. In: XI Encontro Nacional da ANPAP, 2001, São Paulo. Anais do XI Encontro da Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas, CD-R, São Paulo: ANPAP, 2001.

DUARTE, Maria Lúcia Batezat “Sobre o funcionamento cerebral e a importância do desenho para os cegos”. In: MEDEIROS, Maria Beatriz (org) A arte pesquisa I. Ensino e aprendizagem da arte e linguagens visuais. Brasília, DF: UnB, V1, 2003, p.113-127.

DUARTE, Maria Lúcia Batezat. “Imagens mentais e esquemas gráficos: ensinando desenho a uma criança cega.” In: MEDEIROS, Maria Beatriz (org) Arte em pesquisa: especificidades. Ensino e aprendizagem da arte e linguagens visuais. Brasília, DF: UnB, V2, 2004, p.134-140.

DUARTE, Maria Lúcia Batezat. Representação, categoria cognitiva e desenho infantil. In: ROCHA, Cleomar (org) Anais do 15° encontro Nacional da ANPAP Arte: limites e contaminações. Salvador: ANPAP, 2007, p.468-481.

DUARTE, Maria Lúcia Batezat. A imitação sensório-motora como uma possibilidade de aprendizagem do desenho por crianças cegas. Revista Ciências & Cognição; vol.13 (2) 14-26, 2008. www.cienciasecognicao.org. (2008a)

DUARTE, Maria Lúcia Batezat. Dibujo infantil y cognición: un estudio sobre las propiedades formales de los objetos y la elaboración de las categorías cognitivas in: RUIZ, Antonio. et al (coord) Protótipos, Lenguaje y representación en las personas ciegas. Cádiz, ES. Servicio de Publicaciones de la Universidad de Cádiz, 2008. pp. 97-122.(2008b)

DUARTE, Maria Lúcia Batezat. Desenho infantil e seu ensino a crianças cegas. Razões e método. Curitiba: Insight, 2011.

DUARTE, Maria Lúcia Batezat e PIEKAS, Mari Ines. Vocabulário pictográfico para educação inclusiva. 1 Animais. Curitiba: Insight, 2013.

Published

2017-04-10

How to Cite

DUARTE, Maria Lúcia Batezat. SOBRE DESENHO, MEMÓRIA E APRENDIZAGEM: uma abordagem neurocientífica visando a educação inclusiva. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 3, n. 1, 2017. DOI: 10.5965/24471267312017072. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/9089. Acesso em: 22 may. 2024.

Issue

Section

Artigos Seção temática