Creation processes of art educators: the elaboration of didactic resources- toys for babies to learn (with) art

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267622020073

Keywords:

education , art education , child education , supervised internship , teacher training

Abstract

In this reflection, we aim to reflect on the process of creating art educators in the elaboration of didactic resources-toys - artifacts that contribute for babies to play and learn (with) Art. The theoretical and methodological assumptions that guided this research and the creative processes that it involved are related to the Studies of Visual Culture. As a result, we describe the experience we had in the Supervised Internship in Visual Arts, with a group of babies from Early Childhood Education and comment on the didactic-toys resources created by us. We also share three criteria to encourage teachers to create their own educational resources-toys arguing about the powers that the performance of professionals with specific training in Visual Arts can bring to Early Childhood Education.

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Author Biographies

Regina Ridão Ridão Ribeiro dePaula, Universidade Estadual de Maringá

Graduanda do 4 ano de Artes Visuais

João Paulo Paulo Baliscei, UEM

Doutor em Educação (2018) pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá com estudos na Facultad de Bellas Artes/ Universitat de Barcelona, Espanha. Mestre em Educação (2014) pela Universidade Estadual de Maringá; Especialista em Arte-Educação (2010) e Educação Especial (2011) pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação; e Graduado em Artes Visuais pelo Centro Universitário de Maringá (2009). É professor no curso de Artes Visuais na Universidade Estadual de Maringá e coordenador do Grupo de Pesquisa em Arte, Educação e Imagens - ARTEI. Desenvolve pesquisas sobre Educação, Arte/ Ensino de Arte; Estudos Culturais; Estudos da Cultura Visual; Visualidades; Gênero e Masculinidades

References

“[...] ampliar o modo de perceber a si mesma e ao outro, valorizar sua identidade, respeitar os outros e reconhecer as diferenças que nos constituem como seres humanos” (BRASIL, 2018, p.38)

“[...] não implica necessariamente a ausência de originalidade e de criatividade, mas o desejo de incorporar objetos que lhe suscitam interesse”. (DERDYK 1994, p.110)

“sobre as maneiras de se perceber o cotidiano” (NUNES, 2010, p. 54)

“[...] encantamento e coerção, sedução e dor” (NASCIMENTO, SOUZA E COELHO, 2015, p. 285)

“[...] na invenção, na busca inquieta, impaciente, permanente, que os homens fazem no mundo, com o mundo e com os outros”. (FREIRE, 1987, p. 38)

“[...] as mãos precedem os instrumentos (buchas e pincéis) [...]”

“[...] as crianças necessitam de grandes superfícies de papel [...]” (CUNHA, 1995, p. 19)

“[...] saberes que nos ajudem a dar sentido ao emergente e ao mutável, a compreendermos a nós mesmos e ao mundo em que se vive, tanto por parte do professorado como dos alunos”. (HERNÁNDEZ, 2007, p.35-36)

“[...] a criança se alimenta, entre outras fontes, da arte adulta a que tem acesso, que se configura como devir de seu trabalho a partir de um caminho próprio que ela mesma desenvolve” (IAVELBERG, 2013, p.18)

“O trabalho de fidelização das famílias à educação em arte dos filhos é muito importante porque integra propósitos da casa e da escola em benefício do aluno”. (IAVELBERG, 2013, p. 63)

“[...] participação social nos equipamentos e bens culturais disponíveis na região.” (IAVELBERG, 2013, p. 63)

Published

2020-08-30 — Updated on 2020-08-30

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How to Cite

RIDÃO RIBEIRO DEPAULA, Regina Ridão; BALISCEI, João Paulo Paulo. Creation processes of art educators: the elaboration of didactic resources- toys for babies to learn (with) art. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 6, n. 2, 2020. DOI: 10.5965/24471267622020073. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/17355. Acesso em: 16 may. 2024.