Processos de criação e reflexão artística em ateliê: Grupo Pintura e Afins
DOI:
https://doi.org/10.5965/244712671132025097Palavras-chave:
Artes Visuais, Pintura Contemporânea, Ateliê Coletivo, Grupo de Extensão, Teoria e PráticaResumo
Esta pesquisa pretende abordar os preceitos e o funcionamento do grupo de extensão Pintura e Afins, que atua como espaço de estudo, prática e reflexão em torno da pintura contemporânea. Vinculado à Universidade Estadual do Paraná, Campus de Curitiba I/EMBAP, defende a ideia de que o ateliê coletivo é um lugar de produção e circulação de obras, em processo ou finalizadas, além de um campo de discussão e reflexão teórica que contribui para a produção individual. Ao longo do texto, são apresentados trabalhos e depoimentos de alguns de seus integrantes, evidenciando como essa experiência fortalece o fazer artístico e abre caminhos para novas pesquisas. Os estudos teóricos de Barry Schwabsky e David Salle, aliados às conversas em torno do processo criativo, consolidam tanto a prática individual quanto a coletiva, estabelecendo relações de troca mais amplas com a produção artística contemporânea.
Downloads
Referências
ARCHER, Michael. Arte desde 1960. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.
FOSTER, Hal. O retorno do real. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
GALEANO, Eduardo. Eduardo Galeano. Chicago: Encyclopaedia Britannica, s.d. Disponível em: <https://www.britannica.com/biography/Eduardo-Galeano>. Acesso em: 24 nov. 2025.
GALEANO, Eduardo. Las palabras andantes. 1. ed. Madrid: Siglo XXI, 1994.
HÜBINGER, Gangolf. Max Weber e a história cultural da modernidade. Tempo Social, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 119–136, jan, 2012.
JUNQUEIRA, Fátima. Entre a abstração e a imagem realista: pintura no limite. Ars, São Paulo, v. 13, n. 26, p. 130–139, dez. 2015.
MORE, Thomas. Thomas More. Encyclopaedia Britannica. Chicago: Encyclopaedia Britannica, s.d. Disponível em: <https://www.britannica.com/biography/Thomas-More-English-humanist-and-statesman>. Acesso em: 24 nov. 2025.
MORE, Thomas. Utopia. Edição bilíngue (latim-português), 2. ed. São Paulo: Autêntica, 2019.
REY, Sandra. Por uma abordagem metodológica da pesquisa em artes visuais. In: BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (org.). O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2002. p. 129.
REY, Sandra. Sandra Rey. Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2025. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoas/5378-sandra-rey>. Acesso em: 24 nov. 2025.
RICHTER, Gerhard. Notes 1962–1993. In: The Daily Practice of Painting. London: Thames & Hudson, 1995.
SALLE, David. Arte: olhar e pensar. 1. ed. São Paulo: Ubu, 2024.
SCHWABSKY, Barry. Introdução. In: SCHWABSKY, Barry. Vitamin P: New Perspectives in Painting. Londres: Phaidon, 2002.
WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. 1. ed. Tübingen: Mohr, 1905.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria de Fátima Junqueira Pereira, Gustavo Henrique da Silva Weber, Bianca Stella

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.
