Atuando no fluxo da vida (e da cena): uma conversa entre Tatiana Motta Lima e Vitor Lemos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101572026e0401

Palavras-chave:

atuação, escuta, Grotowisk, organicidade, subjetividade

Resumo

Em maio de 2024, em Lisboa, foi realizado o laboratório Para que não esqueçamos nossa descendência de criança: co-movência, co-existência e particip-ação no fluxo da vida (e da cena), orientado por Tatiana Motta Lima. O artista-investigador Vitor Lemos participou do laboratório como observador. Dias depois, os dois se reuniram para uma conversa  tendo como ponto de partida os exercícios, improvisações e jogos propostos no laboratório. O diálogo abordou principalmente a busca pelo fluxo da vida em cena. Discutiu-se os processos artístico-pedagógicos dos dois pesquisadores, desenvolvendo-se assim novas indagações nas práticas laboratoriais de cada um dos interlocutores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Lemos, Universidade de Lisboa

Pós-doutoramento em Estudos de Teatro pela Universidade de Lisboa. Doutorado em Letras/Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).  Professor convidado do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Évora, diretor artístico do estúdio de atuação. Investigador do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CET/FLUL).

Tatiana Motta Lima, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Pós-doutorado na Universidade Federal der Minas Gerais (UFMG). Doutorado em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Graduação em Artes Cênicas pela UNIRIO. Profa. Associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRO) – atuando na graduação em Artes Cênicas e no programa de Pós-graduação em Artes Cênicas.

Referências

BARROS, Manoel de. Memórias inventadas. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2018.

FLASZEN, Ludwik. O que foi. In: FLASZEN, Ludwik; POLLASTRELLI, Carla (org.). O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski (1959-1969). Trad. Berenice Raulino. Prefácio de Carla Pollastrelli. São Paulo: Fondazione Pontedera Teatro; Edições SESC SP; Perspectiva, 2007.

GROTOWSKI, Jerzy. Em Busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987.

MOTTA LIMA, Tatiana. Palavras Praticadas: o percurso artístico de Jerzy Grotowski, 1959 - 1974. São Paulo: Perspectiva, 2012.

MOTTA LIMA, Tatiana. Cantem, pode acontecer alguma coisa: em torno dos cantos e do cantar nas investigações do Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, 3(1), 220–240, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/38593 Acesso: 01 ago. 2025.

PESSOA, Fernando. Livro do desassossego: composto por Bernardo Soares, ajudante de guarda-livros na cidade de Lisboa. 2. ed. Organização de Richard Zenith. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

Publicado

29-04-2026

Como Citar

LEMOS, Vitor; LIMA, Tatiana Motta. Atuando no fluxo da vida (e da cena): uma conversa entre Tatiana Motta Lima e Vitor Lemos. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 57, p. 1–23, 2026. DOI: 10.5965/1414573101572026e0401. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/28125. Acesso em: 30 abr. 2026.