A tensão entre o sagrado e o fazer teatral

Autores/as

  • Alessandro Jose Oliveira Universidade do Estado de São Paulo (Unicamp), Campinas, SP
  • Grácia Navarro Universidade do Estado de São Paulo (Unicamp), Campinas, SP

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102272016249

Resumen

Este artigo constitui em reflexões a respeito da lida com o sagrado nas artes cênicas contemporâneas. Partindo da montagem do espetáculo Exus, do Grupo de teatro Pindorama, discutimos questões de recepção provocadas pelo deslocamento do sagrado para o espaço profano da cena. Numa outra perspectiva, também chamamos a atenção da recepção deste mesmo aspecto do sagrado no âmbito do fazer teatral, dentro do espaço universitário. No bojo desta discussão, ancoramo-nos no arcabouço de ideias levantado pelos estudos pós-coloniais e seu argumento a respeito do aprimoramento de uma ‘epistemologia’ que leve em consideração o legado do subalterno.

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Biografía del autor/a

Alessandro Jose Oliveira, Universidade do Estado de São Paulo (Unicamp), Campinas, SP

Pesquisador Colaborador departamento de artes. Instituto de Artes da Cena - Unicamp

Publicado

2016-12-24

Cómo citar

OLIVEIRA, Alessandro Jose; NAVARRO, Grácia. A tensão entre o sagrado e o fazer teatral. Urdimento, Florianópolis, v. 2, n. 27, p. 249–268, 2016. DOI: 10.5965/1414573102272016249. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/8535. Acesso em: 19 may. 2024.