Bailarinos anfíbios e sua contribuição para a resistência contra a exclusão abissal na Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103362019046

Palabras clave:

Bailarinos anfíbios, Resistência política, Hibridação na dança, Companhia municipal de Porto Alegre, Exclusão abissal

Resumen

Recentemente, o financiamento que mantinha a recém-formada Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre foi deliberadamente interrompido. Ainda assim, eles ainda resistem à exclusão abissal imposta pelo atual governo dançando eventualmente o repertório da companhia. Contudo, a hibridação (Canclini, 2011) nos corpos dançantes de alguns de seus bailarinos emergiu como uma contribuição para seu aspecto de resistência. Sendo assim, este artigo propõe o conceito de bailarinos anfíbios para analisar o processo de hibridação na dança e sua contribuição para as ações de resistência da CMDPA por meio de dois estudos de caso.

 

 

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Biografía del autor/a

Andréa Moraes Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Pesquisadora PNPD Capes/UFRGS Artes Cênicas.  Bailariana e professora de dança.

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Publicado

2019-12-13

Cómo citar

SOARES, Andréa Moraes. Bailarinos anfíbios e sua contribuição para a resistência contra a exclusão abissal na Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre. Urdimento, Florianópolis, v. 3, n. 36, p. 046–062, 2019. DOI: 10.5965/1414573103362019046. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15816. Acesso em: 14 may. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ TEMÁTICO - PEDAGOGÍA DEL TEATRO: voces de América Latina en procesos de resistencia, organización y creación art