Enfrentamentos permanentes em ativismos artísticos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103362019423

Palabras clave:

Arte, Artivismo, Política, Dança

Resumen

O presente artigo propõe-se a discutir a importância e urgência das ações artivistas nos tempos atuais, especialmente no que se refere à dança. Para tanto, lançamos mão da categoria “hegemonia” nos termos propostos pelo pensador marxista italiano Antônio Gramsci, além da ideia de política como o diálogo entre o privado e o público, através da negociação da diversidade e em busca da liberdade/emancipação dos sujeitos, o texto traz reflexões sobre as possíveis potências ativistas da arte e, ao mesmo tempo, as alterações que esta pode sofrer pelos direcionamentos ativistas que a atravessam. Nesse caminho, a pesquisa revela um cenário complexo, móvel e frutífero na relação entre arte e política, de fazeres e dizeres diversos, em que a arte, sofrendo rebatimentos e tensionamentos da política, também os produz, criando espaços que potencializam sua natureza contra hegemônica.


 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Roberta Pedroni, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Artista da Dança. Mestre no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGArC) da UFRN.

Marcilio de Souza Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Pós-Doutor em Artes (UNESP “Júlio Mesquita Filho”), Doutor em Educação (FRN), Professor do Curso de Dança da UFRN. Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Corpo, Fenomenologia e Movimento (Grupo Estesia/UFRN) e do Grupo de Pesquisa em Corpo, Dança e Processos de Criação (CIRANDAR); é professor dos Programas de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGArc) e Pós-Graduação em Ensino de Artes (PROFARTES) da UFRN.

Citas

ADORNO, Theodor W. Commitment. In: BLOCH, Ernest, and others. Aesthetics and

Politics. Trad. Francis McDonagh. London, Verso, 2002.

ALMAZÁN, Yago Aznar; CLAVO, María Iñigo. Arte, política e activismo. Concinnitas, Rio de Janeiro, ano 8, v. 1, n. 10, p. 65-77, jul. 2007.

ALMEIDA, Jorge. Cultura Política e Hegemonia. In: Encontro da Comolítica – Asso- ciação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política, 2011, Rio de Janeiro. 2011. Anais. Rio de Janeiro: Compolítica, 2011.

ALVES, Ana Rodrigues Cavalcanti. O conceito de hegemonia: de Gramsci a Laclau e

Mouffe. Lua Nova, São Paulo, n. 80, p. 71-96, 2010.

ANGELI, José Mario. Gramsci, Hegemonia e Cultura: relações entre Sociedade Civil e Política. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, n. 122, p. 123-132, jul. 2011.

ARENDT, Hannah. A promessa da política. Rio de janeiro: DIFEL, 2008.

ARRUDA, L. A.; COUTO, M. F. M. Ativismo artístico: engajamento artístico: político e questões de gênero na obra de Barbara Kruger, Estudos Feministas, Florianópolis, v. 19, n. 2, p. 339-402, maio/agosto 2011.

BAUMAN, Zygmunt. Em busca da política. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

CECEÑA, Ana Esther. Hegemonias e emancipações no século XXI. In: . (Org.) He- gemonias e emancipações no século XXI. Buenos Aires: Consejo Lationamericano de Ciencias Sociales- CLACSO, 2005. p. 07-12.

CENTELLA, Visitación Ortega. El artivismo como acción estratégica de nuevas narra- tivas artistico-políticas, Calle14: revista de investigación en el campo del arte, Bogotá, v. 10, n. 15, p. 100-111, jan./abr. 2015.

CHAIA, Miguel. Artivismo – Política e Arte Hoje, Aurora (PUCSP), São Paulo, v. 1, p. 09-11, 2007.

CORREIA, V. S. Dança como campo de ativismo político: O Bicho Caçador. In: IV Se- minário do Programa de Pós-Graduação em Dança /UFBA, 2014, Salvador. Política em dança: O esvaziamento crítico, 2014.

DANTAS JUNIOR, Hamilcar Silveira. Estado, educação e hegemonia: reflexões teóri- co-metodológicas da filosofia da práxis de Antônio Gramsci. Revista Histedbr On-li- ne, campinas, n. 20, p. 28-44, dez. 2005.

FELSHIN, Nina. But it is Art? The spiriti of art as activism. Seattle: Bay Press. 2001.

FICHER, Stela. Por que fazemos performance e ativismo feminista? Arte da Cena, Goiânia, v. 3, n. 1, p. 08-20, Jan-jun/2017. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/

index.php/artce>. Acesso em 08 ago. 2017.

GARCIA, José Gustavo Sampaio. O processo de criação em artes cênicas como pesquisa: uma narrativa em dois atos. Tessituras e Criação, São Paulo, nº 1, p. 46- 56, maio 2011.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. v. 1. Tradução: Carlos Nelson Coutinho. Rio

de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

GUZZO, Marina. S. L.; SPINK, Mary, J. P. Arte, dança e política(s). Psicologia & Sociedade, Porto Alegre, n. 27, v. 1, p. 3-12, 2015.

HIRATA, Helena. Gênero, classe e raça: interseccionalidade e consubstancialidade das relações sociais. Tempo Social, revista de sociologia da USP, São Paulo, v. 26, n. 1, p. 61-73, jun. 2014.

LEPECKI, André. Coreopolítica e Coreopolícia. Ilha, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 41-60, 2012.

LESSA, Sérgio. Lukács: ética e política, observações aceca dos fundamentos ontológicos da ética e da política. Maceió: Coletivo Veredas, 2016.

LIPPARD, Lucy R. Trojan Horses: Activist Art and Power. In: WALLIS, Brian (Ed.). Art after Modernism: rethinking representation. NewYork: The Museum of Contemporary Art; Boston: Godine, 1984. p. 341-58.

LONGONI, Ana. Arte y política. Políticas visuales del movimiento de derechos huma- nos desde la última dictadura: fotos, siluetas y escraches. (Conferência). Aletheia, v. 1, n. 1, out 2010. Disponível em: <http://www.aletheia.fahce.unlp.edu.ar/numeros/ numero-1/pdfs/Longoni-%20Aletheia%20vol%201.%20n1.pdf>. Acesso em 02 set. 2017.

LÖWY, Michel. Conservadorismo e extrema-direita na Europa e no Brasil. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 124, p. 652-664, out./dez. 2015. Disponível em:

<http://dx.doi.org/10.1590/0101-6628.044>. Acesso em: 28 março 2017.

MARX, Karl. Para a crítica da economia política. Coleção Os Pensadores. São Paulo. Editora Nova Cultural, 1996.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã: crítica da novíssima filosofia alemã em seus representantes Feuebach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus

diferentes profetas, 1845-1846. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

MESQUITA, André. Insurgências poéticas: arte ativista e ação coletiva (1990-2000). Dissertação (Mestrado em História Social). Departamento de História, Universidade de São Paulo, 2008.

MESQUITA, André. Arte-ativismo: interferência, coletivismo e transversalidade, Linguagens, v. 03, junho de 2006.

MORAES, Dênis de. Comunicação, hegemonia e contra-hegemonia: a contribuição

teórica de Gramsci. Revista Debates, Porto Alegre, v. 4, n. 1, p. 54-77, jan./jun. 2010.

MOTTA, Gilson. Arte e Utopia. O Percevejo Online, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, agosto-

-dez 2012.

MOURÃO, Rui. Performances artivistas: incorporação de uma estética de dissensão numa ética de resistência, Cadernos de Arte e Antropologia, v. 4, n. 2, p. 53-69, set. 2015.

NOGUEIRA, M.A. Os direitos de cidadania como causa cívica: o desafio de construir e consolidar direitos no mundo globalizado. In: XI Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. III Encontro Nacional de Serviço Social e Seguridade. Fortaleza, 2004.

OSÓRIO, S. A. Teatro de Dança Galpão: experimentações em dança e práticas de resistência durante a ditadura civil-militar no Brasil. 2015. 182 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais), Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.

PEREIRA JÚNIOR, Vicente Carlos. Teatro e contra-hegemonia: um estudo sobre o campo das artes cênicas no Brasil do século XXI. In: XVII Colóquio do PPGAC/UNIRIO. Anais. Rio de Janeiro: 2017. p. 91-101.

RANCIÈRE, Jacques. Política da Arte (palestra). São Paulo: práticas estéticas, políticas e sociais em debate. São Paulo: abril 2005.

SANDER, Jardel. Dança no Cotidiano das Cidades: poética-política dos corpos em movimento. In: Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Anais. Porto Alegre: ABRACE, 2012.

SCHLESENER, A. H. Gramsci e a cultura de seu tempo: observações sobre arte e literatura. In: BRAGA, Sergio, et al... (Org.). Marxismo & Ciências Humanas: leituras sobre o Capitalismo num contexto de crise: ensaios em comemoração aos 15 anos de Crítica Marxista. 1ed.Curitiba: UFPR, 2011, v. 1, p. 71-83.

SEMERARO, Giovanni. Da libertação à hegemonia: Freire e Gramsci no processo de democratização do país. Revista de Sociologia e Política. Curitiba, n. 29, p. 95-104, nov. 2007.

SETENTA, Jussara Sobreira. O fazer-dizer do corpo: dança e performatividade. Salvador: EDUFBA, 2008.

SETENTA, Jussara Sobreira; ROEL, Renata Santos. Experiência compositiva em dança: posicionamentos artístico-políticos num fazer aprender. In: Encontro Científico da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança, IV. Anais. Santa Maria: ANDA, 2015.

SOUZA FILHO, Rodrigo; DURIGUETTO, Maria Lúcia. A questão da política em Gramsci. In: I JOINGG – Jornada Internacional de Estudos e Pesquisa em Antonio Gramsci. Anais. Fortaleza: 2016.

VALÉRY, Paul. Teoría poética y estética. Traducción de Carmen Santos. Madrid: Visor,

Publicado

2019-12-13

Cómo citar

PEDRONI, Roberta; VIEIRA, Marcilio de Souza. Enfrentamentos permanentes em ativismos artísticos. Urdimento, Florianópolis, v. 3, n. 36, p. 423–448, 2019. DOI: 10.5965/1414573103362019423. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/14708. Acesso em: 14 may. 2024.