Princípios para a formação do ator: animado / animador

Autores/as

  • Liliana Pérez Recio Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC
  • José Ronaldo Faleiro Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103332018389

Resumen

O artigo analisa, mediante um levantamento documental, experiências, posicionamentos, questionamentos de pessoas de teatro - tais como Heinrich von Kleist(1777-1811),Edward Gordon Craig (1872-1966), Vsevolod Meyerhold (1874-1940), Etienne Decroux (1898-1991) -cujas pesquisas teatrais procuraram suscitar inquietações relativas à proposta de uma linguagem expressiva do Teatro de Animação como meio para uma nova concepção do papel e da técnica do ator. O presente escrito procura também interrogar o modo como tais práticas afetaram os programas de formação do ator contemporâneo, especificamente os do ator animador, trazendo como princípio a ideia de marionetização. Neste sentido, animar se compreende como um princípio para as relações que estabelece o ator ao se expressar teatralmente por meio do corpo-animado, afetando o espaço, o tempo e o publico.  

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Biografía del autor/a

Liliana Pérez Recio, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

Diretora Teatral, atriz, Licenciada em Teatro pelo Instituto Superior de Arte (2000) de Havana, Cuba. Integrou o elenco do Teatro Nacional de Guiñol durante nove anos. Trabalhou como atriz no cinema, rádio e televisão em Cuba.  Integra a direção do El Arca – Teatro Museu de Títeres em Havana. Tem estudado, pesquisado e feito residências artísticas na Argentina, Bélgica, Espanha, Uruguai e no Institut International de la Marionnette, em Charleville-Mézières, França. Em 2017 ingressa no Programa de Pós-graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.   

José Ronaldo Faleiro, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

Doutor em Artes do Espetáculo pela Universidade de Paris VIII/Nanterre. Professor-pesquisador no DAC/PPGT/UDESC.

Publicado

2018-11-19

Cómo citar

PÉREZ RECIO, Liliana; FALEIRO, José Ronaldo. Princípios para a formação do ator: animado / animador. Urdimento, Florianópolis, v. 3, n. 33, p. 389–400, 2018. DOI: 10.5965/1414573103332018389. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573103332018389. Acesso em: 18 may. 2024.