Novas práticas de escrita em pesquisa qualitativa

Autores/as

  • Laurel Richardson Departamento de Sociologia da Universidade Estadual de Ohio, Columbus,
  • Tradutor: Humberto Issao Sueyoshi Universidade Federal do Acre (UFAC)

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102322018542

Resumen

As novas práticas de escrita na pesquisa qualitativa incluem a escrita evocativa – uma prática de pesquisa através da qual podemos investigar como construímos o mundo, nós mesmos e os outros, e como as práticas objetivadoras padronizadas da ciência social limitam desnecessariamente a nós e às ciências sociais. A linguagem é uma força constitutiva, criando uma visão particular da realidade e de si. Nenhuma encenação textual é inocente (incluindo está). Os estilos de escrita não são fixos nem neutros, mas refletem a dominação historicamente mutável de escolas ou paradigmas particulares. A escrita científica social, como todas as outras formas de escrita, é uma construção sócio-histórica e, portanto, mutável.

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Biografía del autor/a

Laurel Richardson, Departamento de Sociologia da Universidade Estadual de Ohio, Columbus,

Departamento de Sociologia da Universidade Estadual de Ohio, Columbus, OR 43210. Este artigo é extraído de “Writing: A Method of Inquiry”, publicado in: The Handbook of Qualitative Research (Sage), editado por Norman Denzin e Yvonna Lincoln, publicado primeiramente em “New Writing Practices in Qualitative Research”. 2000. Sociology of Sport Journal.: 17 (1) 5-20.

 

Tradutor: Humberto Issao Sueyoshi, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Professor adjunto da Universidade Federal do Acre (UFAC) no curso de Artes Cênicas: Teatro. Doutor em Teoria e Prática do Teatro pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). 

Publicado

2018-09-11

Cómo citar

RICHARDSON, Laurel; SUEYOSHI, Tradutor: Humberto Issao. Novas práticas de escrita em pesquisa qualitativa. Urdimento, Florianópolis, v. 2, n. 32, p. 542–561, 2018. DOI: 10.5965/1414573102322018542. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102322018542. Acesso em: 14 may. 2024.