Pequeno Mostruário do olho do espectador: Da percepção do visual cênico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101372020377

Palabras clave:

Iluminação cênica, percepção da luz cênica, recepção do espectador, relação luz, cena e espectador

Resumen

Este artigo debate o funcionamento do encontro entre a representação e o olho do espectador. Este pequeno Mostruário explora as condições de percepção do olho do espectador, com o objetivo de compreender as interações entre o olho e a luz em cena. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Christine Richier, École Nationale Supérieure des Arts et Techniques du Théâtre em Lyon na França

Atuo na área de História do Teatro, Práticas Cênicas e Estudos interculturais. Professora dra. do Departamento de Artes Cênicas do Centro de Artes/UDESC. Orientando mestrandos e doutorandos no PPGT.

Tradutora: Priscila Costa

 Iluminadora e Mestranda em Artes da Cena e do Espetáculo Vivo - Université d’Artois, França. 

Citas

ANTOINE, A. (1903). “Causeries sur la mise en scène” [Conversas sobre a encenação], in: Cahiers de la Comédie Française [Cadernos da Comédia Francesa], nº 10.

BABLET, D. (1960). “La lumière au théâtre”. Théâtre Populaire [Teatro Popular] nº 38.

BACHELARD, G. (1943). L´air et les songes [O ar e os sonhos]. Paris: J. Corti, 1943.

BACHELARD, G. (1943). L´intuition de l´instant [A intuição do instante]. Paris: Gon-

thier.

BACON, F. (1627). “Sylva Sylvarum or A Natural Historie” [Floresta das florestas. Uma História Natural [Floresta das florestas ou Uma História Natural], in: Ten Centuries [Dez séculos]. Londres: William Lee.

BERGMAN, G. (1978). Lighting in the Theatre. [Iluminação no Teatro]. Totowa (New Jersey): Rowman and Littlefield.

BOULLET, P. (1801). Essai sur l´art de construire les théâtres, leurs machines et leurs mouvements [Ensaio sobre a arte de construir os teatros, as suas máquinas e os seus movimentos]. Paris: Baillard.

BROOK, P. (1985). Le diable c´est l´ennui: propos sur le théâtre. Théâtre, volume IV de Cahiers Théâtre/Éducation. Arles: Actes sud-Papiers.

DE’ SOMMI, L. “Quattro dialoghi in Materia di Rappresentazioni Sceniche” [Quatro di- álogos em matéria de Representações Cênicas]. Tradução francesa de Adrien Crémé- né e Sandra Peri baseado no texto coletado por Ferruccio Marotti. Revue d´Histoire du Théâtre [Revista de História do Teatro].

GOSSELIN, C. (1986). Catalogue de l´exposition Lumières: perception-projection [Catálogo da Exposição Luzes: percepção-projeção]. Paris: Centre national d´art contemporain.

INGEGNERI, A. (1598). Il discorso della poesia rappresentativa e del modo di rappre- sentare le favole sceniche [O discurso da poesia representativa e do modo de repre- sentar as fábulas cênicas]. Ferrara.

PAVIS, P. (1996). Dictionnaire du Théâtre [Dicionário do Teatro]. Paris: Dunod. PEREC, G. (1985). Penser, classer [Pensar, classificar]. Paris: Hachette.

VINCI, L. da ([c. 1510] 1987). Traité de la peinture [Tratado da Pintura]. Traduzido para o francês por A. Chastel. Paris: Berger-Levrault.

Revue Théâtre Public [Revista Teatro/Público] nº 120, 1994 e nº 81, 1988.

Publicado

2020-04-17

Cómo citar

RICHIER, Christine; COSTA, Tradutora: Priscila. Pequeno Mostruário do olho do espectador: Da percepção do visual cênico. Urdimento, Florianópolis, v. 1, n. 37, p. 377–392, 2020. DOI: 10.5965/1414573101372020377. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101372020377. Acesso em: 20 may. 2024.