O flashmob e o rolezinho: considerações sobre a construção estética de um corpo político coletivo num espaço de ostentação capitalista

Autores/as

  • Fátima Costa de Lima Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC, Brasil
  • Stephan Arnulf Baumgärtel Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101262016128

Palabras clave:

Corpo politico coletivo, estratégias estéticas, espaço urbano, litlitígio socioeconômico

Resumen

O presente artigo discute o flashmob e o rolezinho no que diz respeito a suas eficácias transgressivas e/ou conciliatórias. Discutimos suas diferentes estratégias estéticas para tornar visível algo que se mantém cotidianamente invisível no espaço público, sobretudo sob a ótica do litígio socioeconômico. Refletimos sobre as lógicas com quais as duas práticas propõem o que Jacques Rancière chama de “partilha do sensível”, a percepção do espaço comum e, nele, a participação do público por meio da ação coletiva. Argumentamos que os flashmobs conciliam os espectadores-participantes com o status quo e seguem a lógica homogeneizante ou policial, enquanto os rolezinhos abrem as contradições da sociedade brasileira e reorganizam o espaço compartilhado conforme uma lógica genuinamente política.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fátima Costa de Lima, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC, Brasil

Professora pesquisadora do Departamento de Artes Cênicas e do Programa de Pós-graduação em Teatro da UDESC.

Stephan Arnulf Baumgärtel, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Professor Adjunto do Departamento de Artes Cênicas e do Programa de Pós-graduação em Teatro da UDESC.

Citas

BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo (Obras escolhidas III). Tradução de José Carlos Martins Barbosa e Hermerson Alves Baptista. São Paulo: Brasiliense, 1989.

________________. Magia e técnica, arte e política (Obras escolhidas I). Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1987.

________________. O anjo da história. Tradução de João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

________________. Origem do drama trágico alemão. Tradução de João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.

BRUM, Eliane. Os novos “vândalos do Brasil”. El País Brasil online, portado em 23/12/2013, às 12h51m. Disponível em: http://brasil.elpais.com/brasil/2013/12/23/opinion/1387799473_348730.html. Acesso em: 11 de janeiro de 2016.

CANETTI, Elias. Massa e poder. Tradução de Sérgio Teilaroli. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.Cidades rebeldes: as jornadas de junho no blog da Boitempo. Disponível em: https://blogdaboitempo.com.br/jornadas-de-junho/. Acesso em: 2 de maio de 2016.

HARVEY, David, MARICATO, Ermínia e outros. Cidades rebeldes: Passe Livre e as manifestações que tomaram conta das ruas do Brasil. São Paulo: Boitempo, 2013.

HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

NANCY, Jean-Luc. Being singular plural. Tradução de Robert Richardson e Anne E. O’Bryne. Stanford: Stanford University Press, 2000.

Jovens se organizam pelo Facebook e provocam tumulto em shopping da capital. In: Estado de Minas, 15 de agosto de 2013. Disponível em: http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2013/08/15/interna_gerais,435646/jovens-se-organizam-pelo-facebook-e-provocam-tumulto-em-shopping-da-capital.shtml. Acesso em: 30 de junho de 2016.

PERNIOLA, Mario. Do sentir. Tradução de Antônio Guerreiro. Lisboa: Editorial Presença, 1993.

PEREIRA, Alexandre Barbosa. Rolezinho no shopping: aproximação etnográfica e política. Pensata – Revista dos Alunos de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNIFESP, volume 3, número 2, ano 4, maio de 2014, p. 8-16. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/271197338_Rolezinho_no_shopping_aproximacao_etnografica_e_politica. Acesso em: 3 de maio de 2016.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Tradução de Monica Costa Netto. São Paulo: EXO Experimental/Editora 34, 2005.

__________________. O desentendimento. Tradução de Ângela Leite Lopes. São Paulo: Editora 34, 1996.

__________________. O inconsciente estético. Tradução de Monica Costa Netto. São Paulo: Editora 34, 2009.

WASIK, Bill. My Crowd. Or Phase 5: a report from the inventor of the flash mob. Harpers Magazine, 2006, p. 56-66. Disponível em: http://raley.english.ucsb.edu/wp-content2/uploads/Wausik_Harpers.pdf. Acesso em: 15 de janeiro de 2016.

Publicado

2016-07-31

Cómo citar

LIMA, Fátima Costa de; BAUMGÄRTEL, Stephan Arnulf. O flashmob e o rolezinho: considerações sobre a construção estética de um corpo político coletivo num espaço de ostentação capitalista. Urdimento, Florianópolis, v. 1, n. 26, p. 128–143, 2016. DOI: 10.5965/1414573101262016128. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101262016128. Acesso em: 14 may. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático: Desafios do teatro político