A escrita teatral

Autores/as

  • Philippe Minyana
  • Tradução: Stephan Arnulf Baumgärtel Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC
  • Tradutor: W. Anthony Alano Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101242015216

Resumen

Três grandes períodos são marcantes no teatro de Philippe Minyana: os anos 1980 com a importância aferida à logorreia, ao maximalismo e ao monólogo; os anos 1990 com a passagem ao minimalismo e o surgimento do fragmento, do segmento; e enfim os anos 2000 com o retorno ao nome próprio e um mergulho no surreal. É toda sua concepção da escrita teatral que é definida pela importância acordada à forma e às possibilidades de mudança de formato da narrativa.

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Biografía del autor/a

Philippe Minyana

Philippe Minyana nasceu em 1946, em Besançon (FR). Escreveu mais de trinta obras desde 1979. Ator, diretor e dramaturgo francês com inúmeras obras publicadas e encenadas. Escreve também libretos de ópera.

Tradução: Stephan Arnulf Baumgärtel, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

Professor Dr. Associado da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), atuando junto ao Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT-CEART). 

 

Tradutor: W. Anthony Alano, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

Mestrando em Teatro pelo PPGT/CEART-UDESC. Servidor da UDESC.

 

 

Publicado

2015-07-31

Cómo citar

MINYANA, Philippe; BAUMGÄRTEL, Tradução: Stephan Arnulf; ALANO, Tradutor: W. Anthony. A escrita teatral. Urdimento, Florianópolis, v. 1, n. 24, p. 216–223, 2015. DOI: 10.5965/1414573101242015216. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101242015216. Acesso em: 15 may. 2024.