Um drama vaudevilesco: o lugar do cínico Robert Macaire na cena teatral carioca de meados do século XIX

Autores/as

  • Danielle Crepaldi Carvalho Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP
  • Bruna Grasiela Silva Rondinelli Universidade do Estado de São Paulo (UNICAMP), Campinas, SP

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102252015138

Resumen

Este artigo toma como objeto de análise a circulação da peça francesa A Estalagem dos Trampolineiros, no Rio de Janeiro de meados do XIX. Escrita em 1823, segundo os cânones do Melodrama, para ser representada no Bulevar do Crime, a obra gerou celeuma quando os atores Lemaître e Firmin modificaram o jogo de cena inerente ao gênero, transformando os bandidos Robert Macaire e Bertrand em tipos cômicos de grande apelo público. Analisamos a recepção brasileira da obra, buscando observar os efeitos provocados pelos deslocamentos que ela realiza nas convenções já estabilizadas, procurando, assim, acenar para a complexidade da cena teatral do período.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Danielle Crepaldi Carvalho, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP

Doutora pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com tese que investiga a relação que os cronistas brasileiros de 1894 a 1922 estabeleceram com o cinema. Mestre pela mesma instituição, com dissertação a respeito da produção teatral de Coelho Netto escrita em fins do século XIX. Coorganizou edições anotadas de seletas de contos dedicados a João do Rio, a António de Alcântara Machado e aos escritores Pré-Modernistas e Modernista (todas pela Editora Lazuli). Interessada na circularidade cultural, tem artigos publicados acerca da Literatura, do Cinema e do Teatro. Edita quinzenalmente o blog Filmes, filmes, filmes! 

Bruna Grasiela Silva Rondinelli, Universidade do Estado de São Paulo (UNICAMP), Campinas, SP

Doutoranda pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com tese que investiga a circulação e a apropriação dos (melo)dramas franceses do século XIX nos palcos brasileiros. Defendeu, na mesma universidade, uma dissertação de mestrado acerca do teatro de meados do século XIX. Interessada na dramaturgia brasileira e francesa romântica, tem artigos publicados sobre a produção dramática de Martins Pena.  

Publicado

2015-12-08

Cómo citar

CARVALHO, Danielle Crepaldi; RONDINELLI, Bruna Grasiela Silva. Um drama vaudevilesco: o lugar do cínico Robert Macaire na cena teatral carioca de meados do século XIX. Urdimento, Florianópolis, v. 2, n. 25, p. 138–152, 2015. DOI: 10.5965/1414573102252015138. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101242015138. Acesso em: 17 may. 2024.