Dois corpos para Warhol: reverberações em Hamlet-máquina de Heiner Müller e Inferno de Romeo Castellucci

Authors

  • Renan Marcondes Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102272016046

Abstract

O artigo se debruça sobre a figura do artista americano Andy Warhol, através de dois aparecimentos de sua figura em obras de outros dois artistas, seja na forma de citação direta ou de relação subliminar: o diretor de teatro Romeo Castellucci e o dramaturgo alemão Heiner Müller. No primeiro caso, a figura de Warhol aparece personificada em um dos atores da peça Inferno, parte da adaptação teatral d’A divina comédia de Dante realizada por Castellucci no Festival de Avignon; no segundo Warhol figura como espectro da “máquina” desejada enquanto figura corporal pelo ator-Hamlet de Hamlet-máquina,. Pretende-se com esse estudo refletir sobre qual a transformação no imaginário cultural operada pelo artista no que diz respeito às imagens de corpo e objetificação corporal, seja através de sua produção ou da própria constituição de sua imagem – fenômenos interligados. 

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Author Biography

Renan Marcondes, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP

Artes Visuais - performance art e estudos da performance.

Published

2016-12-24

How to Cite

MARCONDES, Renan. Dois corpos para Warhol: reverberações em Hamlet-máquina de Heiner Müller e Inferno de Romeo Castellucci. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 27, p. 046–061, 2016. DOI: 10.5965/1414573102272016046. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/8533. Acesso em: 18 may. 2024.

Issue

Section

Dossiê Temático: Corpo, Performance e Antropologia - Olhares transversais