Bailandoescribiendo cuerrpografías en la pandemia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101402021e0302

Palabras clave:

Danza, Pandemia, Prácticas sensibles

Resumen

Este artículo analiza las acciones del Grupo de Investigación en (Es) (ins) escritos de / en el Cuerpo (Corpografías) de la Universidad Federal de Santa María en el contexto de la pandemia. Inicialmente, el grupo hizo una pausa en las actividades y regresó en línea, cambiando el alcance de la investigación, de los procedimientos a aprenderenseñar danza. Los miembros comenzaron a investigar formas de moverse y (sobre)vivir en la pandemia. Las investigaciones utilizaron prácticas sensibles basadas en enfoques somáticos. El texto reflexiona sobre este proceso y lo importante que fue para un movimiento de curación, desde dejar la anestesia hasta saber cómo sentirse. Se concluye que las prácticas tienen un carácter estético y político y la investigación es un compartir de lo sensible.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Neila Cristina Baldi, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora e Mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduada em Dança pela Universidade Anhembi Morumbi. Professora do Curso de Dança-Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)/Dança.

Oneide Alessandro Silva dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Artista-docente da Dança. Mestrando em Educação e Artes pelo PPGE-UFSM. Licenciado em Dança (2020) pela Universidade Federal de Santa Maria. Foi bolsista CNPq no Grupo de Pesquisa Corpografias da UFSM e bolsista CAPES - PIBID durante 2016 à 2019. Participou de 2018 a 2019 como membro titular do colegiado de Dança Licenciatura. Professor do Grupo Integração e Arte da Faculdade Metodista Centenário. Atualmente trabalha na Coordenadoria de Cultura e Arte da UFSM, na gestão cultural e artística do Centro de Convenções da mesma universidade

Daniela Minello, Antônio Meneghetti Faculdade (AMF)

Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1996), graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2009), Especialização em Psicopedagogia pelas Universidades Franciscanas - UFN (2011), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2006) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2018). Professora doutora formadora pelo PNAIC- Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e pelo PROIPE- Programa de inovações pedagógicas. É professora no curso de Licenciatura em Pedagogia da AMF - Antônio Meneghetti Faculdade. Atualmente está fazendo seu pós doutorado na UFRGS.

Cinara Neujahr dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduada em Dança pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Citas

ANDERSON, Rosemarie. Embodied writing: Presencing the body in somatic research, Part I, What is embodied writing? Somatics, Novato, v.8, n.4, p. 40-44, spring/summer, 2002.

ARAÚJO, Márcia Feijó de. Corpo e dança: Angel Vianna e a manutenção da sensibilidade. Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, V. 6, N.1- p. 406-415 jan.-abr. 2020: “Educação: Corpo em movimento II.” Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/45870. Acesso: em 4 nov. 2020

BARBOSA, Vivian Vieira Peçanha. Laban e Merleau-Ponty: Relações entre teorias de corpo, movimento e percepção. Revista Moringa - Artes do Espetáculo, João Pessoa, v. 7 n. 1, jan./jun., p. 97 a 117, 2016.

CALVINO, Ítalo. As cidades invisíveis. São Paulo: Cia das Letras, 1990.

CUNHA, Adriana Miranda da. Mapeando o Corpo: proposições práticas para a partilha do sensível nas representações do corpo em criação, Urdimento, Florianópolis, v.2, n.27, p.228-240, 2016. Disponível:

https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/8733> Acesso em : 11 jan. 2020.

DIAS, Suzana. Escuta Inumana. murmúrios de uma vida irrepresentável pelo grito arquivista... Leitura: Teoria & Prática, Campinas, v.32, n.62, p. 155-167, jun. 2014.

FERNANDES, Ciane. Em busca da escrita com dança: algumas abordagens metodológicas de pesquisa com prática artística. Dança, Salvador, v. 2, n. 2, p. 18-36, jul./dez. 2013.

FERNANDES, Ciane. Pausa, Presença, Público: da DançaTeatro à Performance-Oficina. Revista Brasileira Estudos da Presença, Porto Alegre, v.1, n.1, p. 77-106, jan./jun., 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HANNA, Thomas. The somatic healers and the somatic educator. SOMATICS: Magazine Journal of the Bodily Arts and Sciences, Volume I, No. 3, Autumn 1977. Acesso em: 02 fev. 2014.

LARROSA, Jorge. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação. Santa Cruz do Sul: UNISC, 2011. p. 04-27.

LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006

LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. São Paulo: Summus editorial, 1978.

LEPECKI, André. O Movimento na Pausa. ConTactos, 2020. Disponível em https://contactos.hemi.press/movimento-na-pausa/?lang=pt-br. Acesso em: 12 out.2020.

LISPECTOR, Clarice. Água Viva. 9ª Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

LISPECTOR, Clarice. A paixão segundo G. H. 4 ed. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1974.

MONTENEGRO, Oswaldo. Me ensina a escrever. 2014. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=B2GW-2FWZVU>, Acesso em: 28 dez. 2020

MOSSI, Cristian. Um corpo-sem-orgãos, sobrejustaposições: quem a pesquisa [em educação] pensa que é. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2017.

MILLER, Jussara.; LASZLO, Cora Miller. Corpos em conexão, corpos em presença. Manzuá - Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, v. 3, n. 2, p. 95-116, 24 nov. 2020.

NAVES, Flávia. Carta à performer Eleonora Fabião: o que pode um corpo que sofre. Urdimento, Florianópolis, v. 2, n. 27, p. 36-45, 2016.

NICOLELIS, Miguel. Máquina de criar universos. [Entrevista concedida a]. Guiliana Bergamo. Ecoa. São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.uol.com.br/ecoa/reportagens-especiais/miguel-nicolelis-nossa-forma-de-aprender-e-por-meio-do-contato-social/#cover Acesso em: 17 dez. 2020

PÉREZ, Carmen Lúcia Vidal. SAMPAIO, Carmen Sanches. Conversas sobre aprenderensinar a ler a escrever: (nos) alfabetizando com crianças e sem cartilhas... In: LIBÂNEO, José Carlos. ALVES, Nilda (org.). Temas de Pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012. p.395-429.

RACHEL, Denise Pereira; MARQUES, Diego Alves; MARIANO, Bárbara Kanashiro. Artivismo respiratório: Uma Proposta de Educação Remota no país irrespirável. Revista Manzuá, Natal, v. 3, n. 2, p.7-34, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/22725> Acesso em: 1 dez. 2020

RIBETTO, Anelice. Experiência, experimentações e restos na escrita acadêmica. In: CALLAI, C.; RIBETTO, A.(Org.). Uma escrita acadêmica outra: ensaios, experiências e invenções. Rio de Janeiro: Lamparina, 2016

RIBETTO, Anelice. Experimentar a pesquisa em educação e ensaiar a sua escrita. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Estudos Sociais Aplicados, Universidade Federal Fluminense, 2009.

ROLNIK, Suely. Pensamento, corpo e devir - Uma perspectiva ético/estético/política no trabalho acadêmico. Cadernos de Subjetividade, v.1 n. 2: 241-251. Núcleo de Estudos e Pesquisas da Subjetividade, Programa de Estudos Pós Graduados de Psicologia Clínica, PUC/SP. São Paulo, set./fev. 1993. Disponível em: http://www4.pucsp.br/nucleodesubjetividade/Textos/SUELY/pensamentocorpodevir.pdf

SUQUET, Annie. Cenas. O corpo dançante: um laboratório da percepção. In: COURTINE, Jean-Jacques (Org.). História do corpo: as mutações do olhar. O século XX. Petrópolis: Vozes, 2008. v. 3. p. 509-539.

TERRA, Ana. Saberes sensíveis no trânsito somático-dançante. In: WOSNIAK, Cristiane; MARINHO, Nirvana (Org.). Seminários de Dança. O Avesso do Avesso do Corpo Educação Somática como práxis. Joinville: Nova Letra, 2011, p. 163-183.

VIEIRA, Marcilio de Souza. Coreologia: habitações poéticas da obra labaniana, Urdimento, Florianópolis, v.2, n.29, p. 44-58, 2017. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102292017044 Acesso em: 06 jan. 2020.

Publicado

2021-04-28

Cómo citar

BALDI, Neila Cristina; SANTOS, Oneide Alessandro Silva dos; MINELLO, Daniela; SANTOS, Cinara Neujahr dos. Bailandoescribiendo cuerrpografías en la pandemia. Urdimento, Florianópolis, v. 1, n. 40, p. 1–31, 2021. DOI: 10.5965/1414573101402021e0302. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/19432. Acesso em: 18 may. 2024.