Art as power of self, the lecture-performance and the epistemologist-actor

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/14145731023820200031

Keywords:

Lecture-performance, Contemporary theater, Queer theory, Decoloniality, Epistemologist-actor

Abstract

In recent years, the lecture-performance has emerged as a crucial format in the practice of contemporary theater. From a genealogical process that announces a possible identification and recognition coverage, the authors explore in recent theatrical production elements and distinctiveness that compose this hybrid theatrical practice, which absorb spatial and material elements of both the academic lecture as well the artistic performance and from that, we have the presence of a new type of the actor: the epistemologist-actor.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Djalma Thürler, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Diretor artístico e dramaturgo da ATeliê voadOR Companhia de Teatro.  Pós-Doutoramento em Literatura e Crítica Literária pela PUC São Paulo. Professor permanente do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade e Professor Associado II do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) da Universidade Federal da Bahia. Doutor em Letras. Mestre em Ciência da Arte (UFF).

Duda Woyda, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutorando em Cultura e Sociedade na Universidade Federal da Bahia e investigador da ATeliê voadOR Teatro (http://www.atelievoadorteatro.com.br/).

Mariana Moreno, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Mestranda em Cultura e Sociedade na Universidade Federal da Bahia e investigador da ATeliê voadOR Teatro (http://www.atelievoadorteatro.com.br/).

References

BARTHOLO, Gilberto. 3 Maneiras de Tocar no Assunto’ – E muito mais que três motivos para se assistir ao espetáculo. Disponível em: https://rioencena.com/3-maneiras-de-tocar-no-assunto-e-muito-mais-que-tres-motivos-para-se-assistir-ao-espetaculo/. Acesso em 12/04/2020.

BORRILO, Daniel. Homofobia. In: Homofobia & Educação: um desafio ao silêncio. (Org.) Tatiana Lionço; Debora Diniz (Organizadoras). Brasília: LetrasLivres: EdUnB, 2009.

BOURCIER, Sam. Entrevista a Pedro Paulo Gomes Pereira. Revista Cult, São Paulo, Editora Bregantini, n.205, setembro 2015. p.11-15.

BRECHT, Bertolt. Teatro Dialético. Rio de Janeiro, Ed: Civilização Brasileira, 1967.

CATALÃO, Marco. Uma genealogia para a palestra-performance. Urdimento, v.1, n.28, p. 4-14, 2017.

CONCEIÇÃO, Jorge Wilson da. Distinções polifônicas na dramaturgia contemporânea: em cena a escrita colaborativa do Grupo XIX de Teatro. São Paulo. 2016. (Tese). Programa de Estudos Pós-Graduados em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

DELEUZE, G. O que é ser de esquerda. Disponível em: https://www.facebook.com/watch/?v=5979806103417941988-1989. Acesso em: 08/05/2020.

EPPS, Philomena. Xavier Le Roy, Product of Circumstances 2009. Case study, Performance At Tate: Into the Space of Art, Tate Research Publication, 2016. Disponível em: https://www.tate.org.uk/research/publications/performance-at-tate/case-studies/xavier-le-roy. Acessado em: 9/06/2020.

FADEL, Georgette. Georgette Fadel Estreia Afinação-Ajuste. Flertaí, 2017a. Disponível em: http://flertai.com.br/2017/05/georgette-fadel-estreia-afinacao-ajuste/. Acesso em: 08/06/2020.

__. Georgette Fadel invoca clima de sala de aula em ‘Afinação I’. Reviste Isto é, 13/01/17. 2017b Disponível em: https://istoe.com.br/georgette-fadel-invoca-clima-de-sala-de-aula-em-afinacao-i/. Acesso em: 08/06/2020.

__. Peça com Georgette Fadel transforma o teatro em "sala de aula". 12/09/2017. GZH. 2017c. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/espetaculos/noticia/2017/09/peca-com-georgette-fadel-transforma-o-teatro-em-sala-de-aula-9896078.html. Acesso. em: 08/06/2020.

FERRER, Maria Clara. O desempenho da escuridão. Revista Sala Preta. Vol. 14. n. 2, 2015.

FOLHA DE SÃO PAULO. Montagem curitibana de obra de Denis Guénoun estréia hoje. "Carta Aberta" propõe reflexão sobre o teatro. 03/082019. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/acontece/ac0308200001.htm. Acesso em: 12/03/2020.

_____. Atriz camaleônica, Mariana Lima se divide entre emoção e razão em peças e filmes. 21/08/2018. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2018/08/atriz-camaleonica-mariana-lima-se-divide-entre-emocao-e-razao-em-pecas-e-filmes.shtml. Acesso em 12/03/2020.

FOUCAULT, Michel. Genealogía del Racismo. Trad. Alfredo Tzveibel. Buenos Aires: Editorial Altamira, Coleccion Caronte Ensayos, 1993.

GARCIA, Silvana. A dramaturgia dos anos 1980/1990 In: GUINSBURG, J., FARIA, João Roberto e LIMA, Mariângela Alves de (Coord.). Dicionário do teatro brasileiro: temas, formas e conceitos. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Perspectiva: Edições SESC SP, 2009.

GUZMÁN, Boris Ramírez. Colonialidad e cis-normatividade. Entrevista con Viviane Vergueiro. Disponível em: https://iberoamericasocial.com/wp-content/uploads/2015/01/Ram%C3%ADrez-B.-2014.-Colonialidad-e-cis-normatividade.-Entrevista-con-Viviane-Vergueiro..pdf. Acesso em:12/03/2020.

HANTY, Rita Von. Pode um professor ser Drag Queen? 2019. (07m51s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4x44M45hDyU&feature=emb_logo. Acessado em 13/05/2020.

HANSEN, João Adolfo. Arte da Aula. In: CORDEIRO, Denilson Soares; FURTADO, Joaci Pereira (Org.). São Paulo: Edições SESC São Paulo, 2019.

KILOMBA, Grada. Memórias de plantação – Episódios de racismo cotidiano. Trad. Jess Oliveira. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

KINAS, Fernando César. O lugar da ficção. São Paulo; Paris, 2010. (Tese) Departamento de Artes Cênicas da Universidade de São Paulo; École doctorale Arts et Médias, Université Sorbonne Nouvelle.

LE ROY, Xavier. Score for the Product of Circumstances, 1999. Disponível em: http://www.xavierleroy.com/page.php?id=63e83a12f776477d633187bdfbdb1c24c130da87&lg=en. Acesso em 13/04/2020.

LIMA, Mariana. Cérebro_Coração. 2018. Disponível em: https://esquemanovo.com.br/eventos/cerebro_coracao/. Acesso em 08/06/2020.

_________. Mariana Lima encena Cérebro_Coração no Sesc Piracicaba. Jornal de Piracicaba. 2019. Disponível em: https://www.jornaldepiracicaba.com.br/mariana-lima-encena-cerebro_coracao-no-sesc-piracicaba/. Acesso em 08/06/2020.

LOURO, G. L. 2010. Pedagogia da sexualidade. In LOURO, G. L. (Org.). O corpo educado: Pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica.

MACIEL, Nahima. Georgette Fadel traz monólogo sobre opressão para o Cena Contemporânea. Correio Braziliense. 2017. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2017/08/30/interna_diversao_arte,621819/georgette-fadel-monologo-afinacao.shtml. Acesso em: 08/06/2020.

MISKOLCI, Richard. Não somos, queremos: notas sobre o declínio do essencialismo estratégico. In: Stonewall 40 + o que no Brasil? Leandro Colling (Org.). Salvador: EDUFBA, 2011.

PESSOA, Patrick. Crítica: 3 maneiras de tocar no assunto. Jornal O Globo, 10/10/2019. Disponível em: https://oglobo.globo.com/rioshow/critica-3-maneiras-de-tocar-no-assunto-24008935 Acesso em: 04/06/2020.

PELÚCIO, Larissa. É o que tem pra hoje – Os limites das categorias classificatórias e as possíveis novas subjetividades travestis. In: Stonewall 40 + o que no Brasil? Org. Leandro Colling. Salvador: EDUFBA, 2011.

PRECIADO, Paul B. Cartografias “queer”: o “flâneur” perverso, a lésbica topofóbica e a puta multicartográfica, ou como fazer uma cartografia “zorra”. Revista Performatus, Ano 5, n.17, 2017.

QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In:

LANDER, Edgardo (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências

sociais. Buenos Aires: Perspetivas latino-americanas CLACSO, 2005.

RANCIÈRE, Jacques. Política da arte. Disponível em: https://territoriosdefilosofia.wordpress.com/2014/05/30/politica- da-arte-jacques-ranciere/. 2014. Acesso em: 23/4/2020.

ROCHA, Rafael. Tairone Vale apresenta o monólogo “Versão Demo” no Teatro Espanca! O ator juiz-forano faz sua estreia em Belo Horizonte com um trabalho que inspira-se nas representações da figura do Diabo. Jornal O tempo, 2019. Disponível em: https://www.otempo.com.br/diversao/tairone-vale-apresenta-o-monologo-versao-demo-no-teatro-espanca-1.2182532. Acesso em: 08/06/2020.

ROLNIK, Suely. Esferas da insurreição – notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: n-1 edições, 2018.

ROUBINE, Jean-Jacques. A Linguagem da Encenação Teatral. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 1998.

RYNGAERT, Jean-Pierre. Encarnar fantasmas que falam In: Revista Cena, Porto Alegre, n.6, 2008.

_________. Para ler o teatro contemporâneo. São Paulo, Ed: Martins Fontes, 2013.

SARRAZAC, Jean-Pierre. El impersonaje: Una relectura de La crisis del personaje. Literatura: teoría, historia, crítica, n.8, 2006.

SILVA, Tomás Tadeu da. Orelha do livro “Um corpo estranho – ensaios sobre sexualidade e teoria queer”. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

SEGATO, Rita. Contra-Pedagogías de la crueldade. Cidade Autônoma de Bienos Aires: Prometeo Libros, 2018.

SMALL, Daniele Avila. Para mastigar o teatro. Notas sobre o Fringe e o Edinburgh Showcase. British Council 2019. In: http://www.questaodecritica.com.br/2019/11/fringe2019/. Acesso em 24/05/2020.

The CAPITAL Centre. The Art of Laughter with Jos Houben. The University of WarWick, 2007. Disponível em: https://warwick.ac.uk/fac/cross_fac/capital/teaching_and_learning/learning_events/masterclasses/jos/. Acesso em: 25/03/2020.

THÜRLER, Djalma. “Sabedoria é desaprender” – notas para a construção de uma política cultural das margens. SILVA, Gimima, PUGA, Lúcia, RIOS, Otávio (Org.). In: Alfabetização política, relações de poder e cidadania: perspectivas interdisciplinares. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2018.

_______________. Cabaré Vibrátil. Texto do espetáculo homônimo. Salvador: Cópia digital, 2019.

ZANON, Camila Aline. Ondem vivem os monstros. Criaturas prodigiosas na poesia de Homero e Hesíodo. São Paulo: Humanitas, 2018.

Published

2020-09-24

How to Cite

THÜRLER, Djalma; WOYDA, Duda; MORENO, Mariana. Art as power of self, the lecture-performance and the epistemologist-actor. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 38, p. 1–31, 2020. DOI: 10.5965/14145731023820200031. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/17978. Acesso em: 19 may. 2024.