Presença e inacabamento: aproximações entre a dança e o pensamento crítico de Paulo Freire

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103362019376

Keywords:

Paulo Freire, Dança, Corpo, Corporeidade crítica, Micropolítica

Abstract

O presente ensaio busca gerar zonas de intersecção entre dimensões centrais do pensamento do revolucionário educador brasileiro Paulo Freire, protagonista da Pedadogia do Oprimido, e alguns procedimentos contemporâneos de criação no campo da dança. Essas sobreposições permitem assim o desenho de uma perspectiva crítica que fundamenta outras relações possíveis entre o corpo e a sociedade, ao reivindicar uma corporeidade fluida, politizada e historicizada. A investigação do gesto e da materialidade do corpo na dança, colaboram assim para uma problematização dos paradigmas fundamentais de nossas sociedades modernas ocidentalizadas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Eden Silva Peretta, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Doutor em Studi Teatrali e Cinematografici pelo Dipartimento di Musica e Spettacolo da Università di Bologna. Pós-doutor pela mesma universidade e pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFOP. Coordenador do grupo de pesquisa CNPq HÍBRIDA - Poéticas híbridas da cena contemporânea, e do coletivo Anticorpos - investigações em dança.

References

CASINI ROPA, Eugenia. A dança e o agit-prop: os teatros não teatrais na cultura alemã

do início do século XX. São Paulo: Perspectiva, 2014.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 4a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979 [1968].

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 15a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984 [1967].

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a uma prática educativa. 2a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997 [1967].

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 48a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005 [1968].

GALIMBERTI, Umberto. Il corpo. Roma: Feltrinelli, 1987.

PERETTA, Éden. O soldado nu: raízes da dança butô. São Paulo: Editora Perspectiva, 2015.

PERETTA, Éden; SILVA, Ana Márcia. A técnica moderna e o corpo do desafio. Revista Pensar a Prática, Goiânia, v. 8, n. 2, pp. 181-96, 2005.

POLIMENE, Andrea. Ritorno a Hijikata: il Butô e la danza moderna nel XX secolo. Biblioteca Teatrale (BT) - Rivista trimestrale di studi e ricerche sullo spettacolo, Roma, nº 79-80, p. 45 - 52, 2006.

Published

2019-12-13

How to Cite

PERETTA, Eden Silva. Presença e inacabamento: aproximações entre a dança e o pensamento crítico de Paulo Freire. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 36, p. 376–395, 2019. DOI: 10.5965/1414573103362019376. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15807. Acesso em: 15 may. 2024.