Atuar "de verdade". a confissão como estratégia cênica

Authors

  • Óscar Cornago Bernal Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102132009099

Abstract

Este artigo aborda o fenômeno da confissão desde um ponto de vista cênico, destacando seus principais elementos: a comunicação em primeira pessoa, a proximidade espacial, a dimensão física do ato da enunciação e a referência a um passado que é recuperado na forma de experiência. O texto assinala a importância que tem tido os meios de comunicação, especialmentea televisão e o vídeo, na difusão cultural deste modelo de comunicação, e analisa sua utilização na obra de vários criadores de cinema, dança e teatro.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Óscar Cornago Bernal, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

Pesquisador do Instituto de la Lengua Española do Consejo Superior de Investigaciones Científicas - Madri (Espanha)

Published

2018-12-01

How to Cite

BERNAL, Óscar Cornago. Atuar "de verdade". a confissão como estratégia cênica. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 13, p. 099–111, 2018. DOI: 10.5965/1414573102132009099. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102132009099. Acesso em: 18 may. 2024.

Issue

Section

Continuous flow