Autoficção e intermidialidade na cena contemporânea

Authors

  • Andréa Stelzer Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101262016276

Abstract

Na cena contemporânea brasileira e latino-americana, assistimos a um crescente interesse pelo relato biográfico como parte inerente da criação dramatúrgica. As narrativas partem da vida pessoal dos atores e são ficcionalizadas no palco buscando uma relação com a intermidialidade como forma de buscar uma singularidade. Neste texto realizo uma análise de dois espetáculos autoficcionais: Conversas com meu pai da atriz Janaína Leite e Melancolya e manifestaciones da argentina Lola Arias a fim de refletir sobre as diferentes formas de trabalhar com a memória e as subjetividades na cena. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Andréa Stelzer, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ

Doutora em Artes Cênicas pela UNIRIO, Pós-doutoranda em Literatura Comparada e no PACC (Programa Avançado de Estudos Culturais) pela UFRJ.

Published

2016-07-31

How to Cite

STELZER, Andréa. Autoficção e intermidialidade na cena contemporânea. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 26, p. 276–286, 2016. DOI: 10.5965/1414573101262016276. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101262016276. Acesso em: 14 may. 2024.