O Grupo de Teatro Galpão em cena: arte, cultura e engajamento

Authors

  • Kátia Rodrigues Paranhos Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101262016169

Abstract

Teatro social e teatro engajado são duas denominações, entre outras, que ganharam corpo em meio a um vivo debate que atravessou o final do século XIX e se consolidou no século XX. Seu ponto de convergência estava na tessitura das relações entre teatro e política ou mesmo entre teatro e propaganda. Para o crítico inglês Eric Bentley, o teatro político se refere tanto ao texto teatral como a quando, onde e como ele é representado. Este artigo aborda o tema do engajamento, de modo geral, levando em consideração especialmente o Grupo de Teatro Galpão (MG) e os sentidos dos espetáculos de rua que, de diferentes formas, intervêm na esfera pública, apontando para a transgressão da ordem vigente na sociedade capitalista.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Kátia Rodrigues Paranhos, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG

Professora do Instituto de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia/UFU. Bolsista produtividade em pesquisa do CNPq e do Programa Pesquisador Mineiro/PPM, da Fapemig.

Published

2016-07-31

How to Cite

PARANHOS, Kátia Rodrigues. O Grupo de Teatro Galpão em cena: arte, cultura e engajamento. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 26, p. 169–180, 2016. DOI: 10.5965/1414573101262016169. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101262016169. Acesso em: 14 may. 2024.

Issue

Section

Dossiê Temático: Desafios do teatro político