Contra Augusto

Authors

  • Mário Fernando Bolognesi Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Campus de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101202013087

Abstract

RESUMO

O palhaço Biribinha, do Teatro Biriba, encenou o esquete Que Bicho é Esse? O palhaço iniciou a cena apresentando um perfil tolo e terminou-a demonstrando plena inteligência. Essa transição entre extremos aproximou a personagem de um tipo específico de palhaço: o Contra-Augusto, consolidado na história do circo europeu pelo Trio Fratellini. No Brasil, desde o final do século XIX, os palhaços apresentaram características múltiplas em que prevaleceu o hibridismo de tipos, gêneros cênicos e performances variadas. Com isso, eles não se aprisionaram às características de tolo e ingênuo do Augusto, nem à arrogância e à "inteligência" dos Clowns Brancos. 

 

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Mário Fernando Bolognesi, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Campus de São Paulo

Professor Titular da UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Campus de São Paulo - Instituto de Artes. Pesquisador do CNPq.

Published

2013-09-13

How to Cite

BOLOGNESI, Mário Fernando. Contra Augusto. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 20, p. 087–092, 2013. DOI: 10.5965/1414573101202013087. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101202013087. Acesso em: 20 may. 2024.