Mapeamento digital das áreas propícias às enchentes e inundações na bacia do Córrego do Lenheiro em São João del- Rei – MG

Autores

  • Thiago Gonçalves Santos Universidade Federal de São João del - Rei (UFSJ)
  • Silvia Elena Ventorini Departamento de Geociências - Universidade Federal de São João del - Rei (DEGEO - UFSJ)

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724618362017095

Resumo

O termo “desastres humanos de natureza” refere-se aos desastres provocados pela influência antrópica e, no Brasil, os mais recorrentes são as inundações em áreas urbanas. Neste artigo, objetiva-se indicar as ações humanas que ocasionam enchentes e inundações na área urbana localizada na Bacia do Córrego do Lenheiro, no município de São João del-Rei – MG. A fundamentação teórica e metodológica tem como base a Teoria Geral dos Sistemas Aplicados à Geografia. Uma base cartográfica e um modelo de síntese das áreas suscetíveis aos desastres humanos de natureza foram elaborados no software ArcGis10.1®. Dados primários foram coletados em campo, por meio de observações, registros fotográficos e aplicação de um questionário respondido por 24 moradores. Aliado a estes, foram analisados dados secundários coletados em órgãos públicos. Os resultados e análises indicam que as ações antrópicas intensificam a elevação temporária do nível das águas nos canais fluviais e resultam em enchentes. As inundações atingem a população devido à informalidade no processo de ocupação das áreas onde o Córrego do Lenheiro escoa sua capacidade máxima, extrapolando o limite do canal fluvial.  Os dados primários indicam a ausência de informação dos moradores em relação aos riscos iminentes na área.

 

Palavras-chave: Áreas de Risco. Álgebra de Mapas. Cartografia Digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Gonçalves Santos, Universidade Federal de São João del - Rei (UFSJ)

Graduando em Geografia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Participa do projeto Mapeamento de São João del-Rei no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) fomentado pela FAPEMIG e do projeto de extensão Programa de Mapeamento Participativo de São João del-Rei -MG financiado pela PROEX - UFSJ

Silvia Elena Ventorini, Departamento de Geociências - Universidade Federal de São João del - Rei (DEGEO - UFSJ)

Graduada em Licenciatura em Geografia (2004), Mestre em Geografia (2007) e Doutorado em Geografia (2012) pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas -UNESP- Campus de Rio Claro . Professora Adjunto III do Departamento de Geografia da UFSJ. Atua nas áreas da Cartografia Tátil, Cartografia Escolar e Cartografia Digital. Na área de Geotecnologias atua na investigação e produção de base digital de dados cartográficos como suporte ao apoio, ao planejamento e a gestão do espaço urbano e de impactos socioambiental. . É pesquisadora dos Grupos: Geotecnologias e Cartografia aplicadas à Geografia (GEOCART) e Núcleo de Pesquisa em Acessibilidade, Diversidade e Trabalho, ambos credenciados pelo CNPq.

Downloads

Publicado

2017-07-12

Como Citar

SANTOS, Thiago Gonçalves; VENTORINI, Silvia Elena. Mapeamento digital das áreas propícias às enchentes e inundações na bacia do Córrego do Lenheiro em São João del- Rei – MG. PerCursos, Florianópolis, v. 18, n. 36, p. 95–124, 2017. DOI: 10.5965/1984724618362017095. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/984724618362017095. Acesso em: 28 mar. 2024.