“Empretecendo os caminhos”: o Coletivo Mapinduzi e a promoção de intelectualidades negras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/19847246252024e0112

Palavras-chave:

intelectualidades negras, educação antirracista, pedagogia UECE, Coletivo Mapinduzi

Resumo

Diante das históricas lutas dos povos negros no Brasil, ampliam-se as políticas afirmativas e as discussões sobre a urgência de uma sociedade/educação antirracista. Esse movimento encontra barreiras sistemáticas provenientes da branquitude e do racismo e, nas universidades, especificamente, elas impactam negativamente na formação de professores e profissionais da educação. Insurgindo a essa lógica, estudantes universitários do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE) aquilombaram-se em 2021, fundando o “Coletivo Mapinduzi”: um grupo de leitura de intelectuais negras, um lugar de afetos, diálogos e resistência. Assim, este artigo tem como objetivo geral refletir sobre a construção de lugares de promoção da intelectualidade negra a partir da experiência no Coletivo Mapinduzi/ UECE. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, um relato dessa experiência de aquilombamento estudantil que se fortalece na perspectiva interseccional para discutir a formação docente. Os principais achados confirmam a ausência de estudos de intelectuais negras durante a formação em Pedagogia que denunciam um currículo institucionalmente embranquecido. Destaca-se, ainda, a autonomia, ousadia, poder e experiência de vanguarda escrevivida pelo Coletivo Mapinduzi, ao criar e abrir espaço permanente para apresentar, discutir e construir o pensamento negro dentro da Universidade, acolhendo estudantes, em sua maioria, negras/os/es, desejosas/os/es por conhecer e ser intelectualidades negras.

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Biografia do Autor

Juliana Silva Santana, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora  da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Mar Silva, Prefeitura Municipal de Fortaleza - CE

Mestra em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). . Professora de Educação Infantil da rede municipal de ensino do muncípio Fortaleza, CE.

Davison da Silva Souza, Universidade Estadual do Ceará

Mestrando em Educação e Ensino na Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Gabriele da Silva Antunes, University for International Integration of the Afro-Brazilian Lusophony

Mestranda Interdisciplinar em Humanidades na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Professora da rede municipal de ensino do município de Fortaleza, CE.

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Publicado

2024-08-26

Como Citar

SANTANA, Juliana Silva; SILVA, Mar; SOUZA, Davison da Silva; ANTUNES, Gabriele da Silva. “Empretecendo os caminhos”: o Coletivo Mapinduzi e a promoção de intelectualidades negras. PerCursos, Florianópolis, v. 25, p. e0112, 2024. DOI: 10.5965/19847246252024e0112. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/24345. Acesso em: 10 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 2024/1 "As intelectualidades negras na compreensão do Brasil"