Cultura Kaingang: saberes e identidades direcionados aos desafios contemporâneos da preservação e da educação ambiental

Autores

  • Darci Emiliano Universidade Federal do Rio Grande- Furg
  • Alfredo Guilermo Martin Universidade Federal do Rio Grande
  • Vilmar Alves Pereira Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724619412018203

Resumo

O povo Kaingang organiza-se socialmente em dois segmentos ou dualidades, kamẽ e kanhru, cada qual com suas características e habilidades. Na natureza tudo se relaciona com as marcas kamẽ e kanhru há semelhanças nas pinturas corporais, nas peles dos animais, nas folhas e cascas de árvores. O kamẽ usa as pinturas compridas no corpo e também nos artesanatos, é de identidade, até porque outros povos indígenas também possuem suas características próprias de identidade. O kanhru utiliza traços circulares no corpo e também nos artesanatos e identificam os animais com suas marcas. Essa dualidade vincula-se à perpetuação de suas tradições, é uma forma de cultuar a arte. A vida dos Kaingang funciona com base na espiritualidade, que permeia aspectos culturais. O abandono e a falta de valorização de saberes e práticas relacionados com a educação ambiental se concretizam pelas pressões da sociedade branca, pelo desejo de alguns indígenas de serem modernos e aceitos na sociedade branca e pela ausência de trabalho de um educador ambiental. As iniciativas preservação da cultura e dos costumes são considerados preciosas pelos Kaingang, especialmente na promoção da saúde da comunidade.

Palavras-chave: Cultura. Identidade. Índios. Kaingang. Educação Ambiental. Artesanatos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Darci Emiliano, Universidade Federal do Rio Grande- Furg

IFRS – Vigilante. Membro do NEABIs/Campus Sertão. Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental – PPGEA, Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Alfredo Guilermo Martin, Universidade Federal do Rio Grande

Dr. em Ciências da Educação – Université de Paris VIII, França. Professor Adjunto (DE) da FURG Universidade Federal do Rio Grande.

Vilmar Alves Pereira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Dr. Educação. Filósofo. Professor do IE/FURG e do PPGEA/FURG.

Downloads

Publicado

2019-03-11

Como Citar

EMILIANO, Darci; MARTIN, Alfredo Guilermo; PEREIRA, Vilmar Alves. Cultura Kaingang: saberes e identidades direcionados aos desafios contemporâneos da preservação e da educação ambiental. PerCursos, Florianópolis, v. 19, n. 41, p. 203–233, 2019. DOI: 10.5965/1984724619412018203. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724619412018203. Acesso em: 28 mar. 2024.