Por trás das lentes: agressão conjugal descrita por homens indiciados por violência doméstica

Autores

  • Bettieli Barboza da Silveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eduardo José Legal Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724617352016223

Resumo

Esta pesquisa teve como base um enfoque relacional que buscou investigar as concepções sobre relacionamentos, violência doméstica, relações de gêneros e perspectivas de vidas, retratadas por oito homens indiciados por praticar o crime de violência doméstica (Lei Maria da Penha). Os dados foram coletados através de entrevistas e de autorrelatos dos participantes durante suas explanações em um grupo terapêutico, mediado por duas psicólogas e uma estagiária de psicologia. A partir do material textual originado foi realizada análise de conteúdo temático categorial, que resultou na identificação de três categorias, sendo elas: concepções de gênero; perspectiva de vida; e conflitos relacionais. Foi possível averiguar alguns padrões de comportamentos de gêneros tradicionalistas, pautados por uma (pseudo) autoridade masculina sobre a feminina. As dificuldades dos participantes permearam, principalmente, pela falta de habilidades sociais para resolver os problemas cotidianos, bem como pela ausência de perspectiva de vida. Essa última, sendo muitas vezes associada à baixa autoestima. Avalia-se que o atendimento ao agressor conjugal permite aos pesquisadores ampliar o enfoque sobre o fenômeno da violência doméstica, além de suscitar novas reflexões a partir de outra ótica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bettieli Barboza da Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Laboratório de Psicologia Ambiental.

Eduardo José Legal, Universidade do Vale do Itajaí

Doutor em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. Docente do Departamento de Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí.

Downloads

Publicado

2017-03-10

Como Citar

SILVEIRA, Bettieli Barboza da; LEGAL, Eduardo José. Por trás das lentes: agressão conjugal descrita por homens indiciados por violência doméstica. PerCursos, Florianópolis, v. 17, n. 35, p. 223–245, 2017. DOI: 10.5965/1984724617352016223. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724617352016223. Acesso em: 28 mar. 2024.