Linguagem fotográfica e ensino de Geografia: experiências desenvolvidas no PIBID/Geografia/UFGD

Autores

  • Flaviana Gasparotti Nunes Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724617352016028

Resumo

Considerando a importância e papel fundamental que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem desempenhado na formação de professores nos últimos anos, neste artigo, apresentamos e refletimos sobre algumas experiências desenvolvidas no âmbito desse programa. Nessas experiências, desenvolvidas com alunos do Ensino Fundamental e Médio em escolas da rede estadual de Dourados (MS), procurou-se trabalhar o potencial das linguagens imagéticas, sobretudo a linguagem fotográfica, no ensino de Geografia. O principal objetivo foi permitir o estabelecimento de sentidos geográficos menores a partir da interpretação de registros imagéticos dos alunos da educação básica em relação a temas e situações por eles vivenciados ou observados, além de exercitar habilidades de ensino e aprendizagem geográficas por meio de análises sobre a linguagem fotográfica. Pode-se dizer que o trabalho despertou um olhar mais apurado dos alunos sobre suas vivências e experiências espaciais cotidianas a partir das imagens registradas por eles próprios. As fotografias produzidas pelos alunos provocaram o movimento do pensamento, na medida em que impulsionaram aqueles que as observaram a identificarem elementos, estabelecerem relações, comparações e produzirem indagações sobre o observado. Num momento em que vivenciamos uma série de indefinições e ameaças quanto ao futuro e manutenção do PIBID, defendemos que esse programa contribui significativamente para a formação de professores, assim como para a educação básica. Acreditamos que as experiências e reflexões aqui realizadas trazem elementos que demonstram algumas dessas contribuições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flaviana Gasparotti Nunes, Universidade Federal da Grande Dourados

Profa. do Curso de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Downloads

Publicado

2017-03-10

Como Citar

NUNES, Flaviana Gasparotti. Linguagem fotográfica e ensino de Geografia: experiências desenvolvidas no PIBID/Geografia/UFGD. PerCursos, Florianópolis, v. 17, n. 35, p. 28–48, 2017. DOI: 10.5965/1984724617352016028. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724617352016028. Acesso em: 28 mar. 2024.