Ofício como poética: o coordenador pedagógico e os desafios da consolidação de ações político-pedagógicas na escola

Autores

  • Adriana Aparecida Diniz Sanches
  • Rogério Machado Rosa

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724617342016091

Resumo

Este texto elege como escopo temático a atuação do coordenador pedagógico perante os desafios inerentes à instituição da cultura pedagógica colaborativa e coletivizada no âmbito escolar. Busca-se enfatizar a “natureza” estético-pedagógica do trabalho coletivo na escola, seus efeitos sobre a potencialização da aprendizagem dos estudantes, e, sobretudo, a legitimação das dimensões político-pedagógicas humanizantes no ofício do coordenador pedagógico.  A reflexão aqui apresentada tem como ponto de partida a análise de dados obtidos por intermédio de questionários respondidos por professores e também por meio da observação de práticas pedagógicas. Trata-se do resultado de um Projeto de Intervenção realizado em uma escola da Rede Pública Estadual de Santa Catarina (SC), nos anos de 2013.2 e 2014.1. Das sínteses explicativas construídas no curso do projeto, destacam-se: as resistências e dificuldades dos professores em trabalhar de maneira interdisciplinar e coletiva; os dilemas e insuficiências teórico-metodológicos referentes aos “fazeres” do coordenador pedagógico; e os indicativos efetivos que anunciam a possibilidade de se (re)pensar o ofício deste profissional como poética humanizante (criação de laços e/ou pontes inter-humanas) em oposição aos imperativos técnico-burocráticos preponderantes no atual cenário da referida escola.

 

Palavras-chave: Coordenação pedagógica; Trabalho coletivo; Mediação; Humanização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Aparecida Diniz Sanches

Professora de Língua Portuguesa e Inglesa. Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Rogério Machado Rosa

Mestre em Educação;Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina - PPGE/UFSC.

Downloads

Publicado

2016-10-21

Como Citar

SANCHES, Adriana Aparecida Diniz; ROSA, Rogério Machado. Ofício como poética: o coordenador pedagógico e os desafios da consolidação de ações político-pedagógicas na escola. PerCursos, Florianópolis, v. 17, n. 34, p. 91–111, 2016. DOI: 10.5965/1984724617342016091. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724617342016091. Acesso em: 28 mar. 2024.