Migração e educação: analisando o cotidiano escolar na Região Metropolitana do Rio de Janeiro

Autores

  • Miriam de Oliveira Santos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724215282014095

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar os primeiros resultados de uma pesquisa que busca descrever e analisar a inserção escolar de migrantes/imigrantes e/ou descendentes de migrantes/imigrantes estabelecidos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, investigando se tais processos podem acarretar inclusão ou exclusão e também sua adaptação às transformações da sociedade abrangente. Esta investigação se propõe realizar uma pesquisa básica de análise qualitativa e de caráter descritivo, que se fará por meio de revisão de literatura, análise de documentos normativos e de fontes bibliográficas primárias e secundárias, bem como de observação participante, de entrevistas a serem realizadas com os alunos, pais, equipe técnica e professores de escolas da Baixada Fluminense, e de questionários a aplicar. São os primeiros resultados de um projeto amplo, mas é possível sinalizar que migrantes, ou seus filhos, quando passam a frequentar a escola, entram, rotineiramente, em choque com os valores, comportamentos e informações que lhes são apresentados. Observamos, também, que ainda são muito poucos os estudos sobre a socialização primária de migrantes e imigrantes e as relações sociais dentro da escola. Palavras-chave: Educação; Culturas e Identidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miriam de Oliveira Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Realizou de setembro de 2006 até setembro de 2007 um estágio pós-doutoral no CPDA da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atualmente é pesquisadora associada do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios e professora adjunta do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, professora colaboradora do Mestrado em Educação Agrícola e professora do quadro permanente do mestrado em Ciências Sociais da mesma universidade. Tem experiência nas áreas de Antropologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: imigração, identidade, socialização,campesinato e gênero.

Downloads

Publicado

2014-07-15

Como Citar

SANTOS, M. de O. Migração e educação: analisando o cotidiano escolar na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. PerCursos, Florianópolis, v. 15, n. 28, p. 95 - 119, 2014. DOI: 10.5965/1984724215282014095. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724215282014095. Acesso em: 8 ago. 2022.