Chamada de textos para dossiê 2021/3: “A vertigem das artes no Sul global"

2020-10-09

A Revista PerCursos -  Faed/Udesc receberá  para análise, até 28/02/2021, artigos, resenhas, entrevistas e traduções de artigos inéditos para língua portuguesa  relacionadas à temática do dossiê A Vertigem das artes no Sul global

Nas últimas décadas, as artes têm sido tradutoras de dilemas sociais no Sul Global. Essas expressões artísticas são também atos de cidadania ativa: o simples ato de criação questiona o instituído, produz inovação e propõe transformação social. O conceito de artivismo surge para dar conta desta dinâmica entre criatividade simbólica e agência política, em relação com práticas de ocupação do espaço público e movimentos sociais emergentes. Neste Dossiê, esperamos poder contar com artigos que nos permitam reunir as peças do imenso caleidoscópio das artes no Sul Global (e, em especial, no Brasil), examinadas como expoentes de um momento histórico e/ou como fraturas, fragmentos, rastros históricos da contemporaneidade. Serão particularmente bem-vindos contributos sobre: as várias vertentes da arte (música, cinema, televisão, artes plásticas, entre outras) e sua importância nos movimentos sociais contemporâneos; movimentos artísticos, momentos culturais específicos ou trajetórias de artistas que tenham marcado a contemporaneidade do Sul Global; formas de consumo/exposição de arte contemporânea e seus impactos nos modos e padrões de vida; relações entre arte e política e/ou questões sociais, incluídas as manifestações recentes de artivismo (e de artificação) no Sul Global.

O dossiê integrará a terceira edição do ano de 2021 e será organizado pelos professores Paula Guerra (Universidade do Porto), Fábio Leonardo Castelo Branco Brito (Universidade Federal do Piauí - UFPI) e Daniel Lopes Saraiva (Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC).