Abordagem triangular, mediação cultural e social e seus diálogos com a arte/educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234617422025e0018

Palavras-chave:

arte, espaços expositivos, mediação cultural, abordagem triangular

Resumo

A mediação cultural e social, junto da arte/educação em espaços expositivos, pode auxiliar na promoção do acesso de diferentes públicos a esses espaços, pois, por meio da arte/educação, são estabelecidas relações do público com a arte. Concepções de cunho elitista fomentadas pelas formas de pensar a arte e seu ensino ao longo dos anos no Brasil, desestimularam a presença da diversidade de públicos nos espaços expositivos artísticos. O presente artigo tem como tema a mediação cultural e social e a arte/educação na construção de duas exposições de arte e seus impactos para um grupo de adolescentes de uma OSCIP. A justificativa diz respeito à promoção do diálogo entre a diversidade de públicos, considerando, como grupo de pesquisa, adolescentes com idades entre 12 e 15 anos que frequentam a OSCIP. O objetivo geral é analisar os impactos das exposiçõesa partir de ações arte/educativas fundamentadas na Abordagem Triangular e na perspectiva de mediação cultural e social com o grupo participante. A metodologia consiste em uma pesquisa participante do ponto de vista de seus procedimentos técnicos, de abordagem qualitativa e de cunho exploratório. Os resultados apontam para a importância de ações arte/educativas para reflexões acerca da inclusão e do acesso de diferentes grupos a espaços culturais artísticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Rosa dos Reis, Universidade Feevale

Mestra em Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale (2025). Graduada em Artes Visuais -licenciatura pela Universidade Feevale (2022).

                                                                                                   

Laura Marcela Ribero Rueda, Universidade Feevale

Doutora em Artes Visuais pela Universidade de Barcelona, Espanha(2013). Atualmente é pesquisadora e professora permanente na Universidade Feevale/RS, atuando no PPG em Processos e Manifestações Culturais.

                                                                                                   

Denise Blanco Sant'Anna, Universidade Feevale

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale (2020); Mestre em Educação (2005)pela UFRGS. Atualmente é pesquisadora e professora na Universidade Feevale, atuando no PPG em Processos e Manifestações Culturais.

                                                                                                   

Referências

BANIWA, Denilson. Carta aos indígenas do planeta Marte com diálogos de reconhecimento do planeta Terra. In: NELSON, Adele; FERNANDEZ, Maria Emília; STEVENS, Mackenzie. Tecido Social: arte e ativismo no Brasil contemporâneo. São Paulo: Cultura Acadêmica Digital, 2024. p. 68 – 70.

BARBOSA, Ana Mae. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: Editora C/ Arte, 1998.

BARBOSA, Ana Mae. Mediação cultural é social. In: BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane Galvão. Arte/educação como mediação cultural e social. São Paulo: Editora UNESP, 2009. p. 13-22.

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. 9. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.

BARBOSA, 2019 Ana Mae. (Org). Ensino da arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2019a.

BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 2019b.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, [S.l.], n. 19, p. 20–28, jan. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 out. 2024.

BRASIL. Lei nº 11.904, de 14 de janeiro de 2009. Institui o Estatuto de Museus e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 2009.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: arte. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CALLIGARIS, Contardo. A adolescência. São Paulo: Publifolha, 2000.

CASTRO, Fernanda. Pesquisa nacional de práticas educativas dos museus brasileiros: um panorama a partir da política nacional de educação museal - relatório final. Joinville: Casa Aberta Editora e Livraria; Instituto Brasileiro de Museus, 2023.

COUTINHO, Rejane Galvão. Estratégias de mediação e a abordagem triangular. In: BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane Galvão. Arte/educação como mediação cultural e social. São Paulo: Editora UNESP, 2009. p. 171–186.

DARRAS, Bernard. As várias concepções da cultura e seus efeitos sobre os processos de mediação cultural. In: BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane Galvão.. Arte/educação como mediação cultural e social. São Paulo: Editora UNESP, 2009. p. 23–52.

GONÇALVES, Dário. Horta Comunitária Joanna de Ângelis agora é instituto. Jornal ABC+, Novo Hamburgo, 28 out. 2024. Disponível em: https://www.abcmais.com/autor/dario-goncalves/. Acesso em: 31 out. 2024.

NELSON, Adele; FERNANDEZ, Maria Emília; STEVENS, Mackenzie (orgs.). Tecido Social: arte e ativismo no Brasil contemporâneo. São Paulo: Cultura Acadêmica Digital, 2024.

OBSERVATÓRIO DA ECONOMIA CRIATIVA DA BAHIA (OBEC). Observatório da Economia Criativa da Bahia. Site OBEC, Salvador, 2024. Disponível em: https://obec.ufba.br/. Acesso em: 15 fev. 2024.

OBSERVATÓRIO DA ECONOMIA CRIATIVA DA BAHIA (OBEC); INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS (IBRAM). Pesquisa nacional de práticas educativas dos museus brasileiros: um panorama a partir da política nacional de educação museal - relatório final. Joinville: Casa Aberta Editora e Livraria; Instituto Brasileiro de Museus, 2023.

RIO GRANDE DO SUL. Matrizes de referência para o ano letivo 2024. Porto Alegre: Subsecretaria de desenvolvimento da educação – departamento de desenvolvimento curricular da educação básica, 2024. Disponível em: https://educacao.rs.gov.br/upload/arquivos/202402/22144817-matrizes-de-referencia-para-o-ano-letivo-2024-1-1.pdf. Acesso em: 15 jan. 2025.

RIZZI, Maria Christina de Souza Lima; SILVA, Mauricio da. Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais: uma teoria complexa em permanente construção para uma constante resposta ao contemporâneo. Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 4, n. 2, p. 220-230, maio/ago. 2017. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/gearte. Acesso em: 15 jan. 2025.

Downloads

Publicado

03-03-2026

Como Citar

REIS, Thais Rosa dos; RUEDA, Laura Marcela Ribero; SANT’ANNA, Denise Blanco. Abordagem triangular, mediação cultural e social e seus diálogos com a arte/educação. Palíndromo, Florianópolis, v. 17, n. 42, 2026. DOI: 10.5965/2175234617422025e0018. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/27079. Acesso em: 11 mar. 2026.