Uma abordagem do grotesco na fotografia

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234615362023e0008

Parole chiave:

fotografia, arte visual , grotesco

Abstract

O Grotesco tem seu lugar nas categorias estéticas. Este lugar se intensificou quando artistas se afastaram da ideia do Belo como referência tradicional e hegemônica da Arte Visual e passaram a produzir obras que assumiam posições intencionalmente contrárias à concepção tradicional de Beleza Idealizada, investindo no Feio como atitude opositiva ou expressiva, especialmente a partir do momento em que as proposições experimentais e contestatórias foram adotadas no caminho para o Modernismo. A oposição dicotômica entre Belo e Feio possibilitou o desdobramento para o Grotesco na medida em que ele, o Grotesco, ao surgir da fealdade, levou alguns artistas a recorrerem ao uso de formas densas, intensas e até mesmo agressivas num segmento estético que passou a tematizar aspectos escatológicos, mórbidos e grotescos. Este é o motivo que levou ao desenvolvimento deste trabalho cujo objetivo é explanar as relações entre o atavismo que envolve as relações humanas com a morte e a morbidez usando imagens fotográficas e a aproximação com a semiótica discursiva para refletir sobre o Grotesco a partir de um núcleo opositivo fundamental: Beleza versus Feiura ou Grotesco como estratégia metodológica para análise da produção de sentido.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Isaac Antonio Camargo, Federal University of Mato Grosso do Sul

Doutor em Comunicação e Semiótica – PUC/SP, Mestre em Educação – UEL/PR- Licenciado em Desenho e Plásticas – UNAERP/SP Professor dos Cursos de Artes Visuais – Licenciatura e Bacharelado – UFMS. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9333201903835944. ORCID: https://orcid.org/0009-0005-1629-2022. E-mail: isaac.camargo@ufms.br

Riferimenti bibliografici

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento; o contexto de François Rabelais. 7a ed. Tradução de Yara Frayeschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 2010.

DORRA, Raúl; LANDOWSKY, Eric; OLIVEIRA, Ana Claudia de, (orgs.). Semiótica, Estésis, Estética. São Paulo: Educ, 1999.

ECO, Umberto. História da Feiura. Rio de Janeiro: Record, 2007.

FLOCH, Jean-Marie. Alguns conceitos fundamentais em Semiótica Geral. Documentos de Estudo do Centro de Pesquisas Sociossemióticas. São Paulo: edições CPS, 2001.

GREIMAS, Algirdas Julien. Da imperfeição. São Paulo: Hacker Editores, 2002.

GREIMAS, Algirdas Julien, COURTÉS. Dicionário de Semiótica. São Paulo: Cultrix, Sd.

GROTESCO. In: Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2023. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo4981/grotesco - 22/02/2023

PIETROFORTE, Antonio Vicente. Semiótica Visual: os percursos do olhar. São Paulo: Contexto, 2004.

SILVA, Ignácio Assis (org). Corpo e Sentido: a escuta do sensível. São Paulo: Editora Unesp, 1996.

Pubblicato

2023-06-22

Come citare

CAMARGO, Isaac Antonio. Uma abordagem do grotesco na fotografia. Palíndromo, Florianópolis, v. 15, n. 36, p. 1–22, 2023. DOI: 10.5965/2175234615362023e0008. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/23375. Acesso em: 14 mag. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos Seção temática