Entre a gruta e o arquivo: ver e escrever a pintura de Clarice Lispector

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234611242019028

Parole chiave:

Clarice Lispector, pintura, escrita, palavra, imagem

Abstract

O artigo cartografa o encontro com as pinturas realizadas pela escritora Clarice Lispector. Convocando diferentes planos de contato – livro, arquivo e pintura, que envolvem os gestos de ler, ver e escrever – se enuncia uma relação entre palavra e imagem que questiona o jogo representacional entre ambas, jogo que obsidia a crítica, a teoria e a história da arte. Desde a experiência de imersão no arquivo do Instituto Moreira Salles, que guarda parte do acervo pictórico e alguns manuscritos da escritora, se subleva uma visada fabular entre arquivo e gruta, tema de uma das pinturas consultadas. São dadas assim as condições para analisar os aspectos materiais, plásticos, visuais dessas pinturas, lançando mão de conceitos que oferecem imagens a essa cartografia. Maurice Blanchot, Georges Didi-Huberman e Gilles Deleuze são os principais interlocutores do texto.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Lilian Hack, Federal University of Rio Grande do Sul

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da UFRGS (2016-2020), área de concentração em História, Teoria e Crítica de Arte. Realiza atualmente pesquisa como bolsista PDSE/CAPES na Université de Picardie Jules Verne, França (2018-2019). Mestre pelo PPGAV/UFRGS (2014). Especialista em Arte e Ensino das Artes pela FAP (2010). Graduada em Licenciatura em Artes Visuais pela FURB (2007).  Membro dos grupos de pesquisa Fundar: grupo de pesquisa sobre instauradores da arte contemporânea; LAPPAP – Laboratório de Pesquisa em Psicanálise, Arte e Política; Vida que Vem: Arte, Política e Processos de Subjetivação. Pesquisa as relações entre palavra e imagem na escrita sobre arte, e processos de criação.

Riferimenti bibliografici

BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.

BORELLI, Olga. Clarice Lispector: Esboço para um possível retrato. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981, p. 70.

DERRIDA, Jacques. Mal de Arquivo. Trad. Claudia de Moraes Rego. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

DELEUZE, Gilles. Francis Bacon. Lógica da Sensação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 2007.

__________. O Esgotado. In: Sobre o Teatro. Trad. Fatima Saadi, Ovídeo de Abreu, Roberto Machado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 2010, pp. 78-79.

DIDI-HUBERMAN, G. Falenas. Trad. António Preto et al. Lisboa: KKYM, 2015.

_________________. O que vemos, o que nos olha. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 1998.

LISPECTOR, Clarice. Água Viva. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

__________. Um sopro de vida. Rio de Janeiro: Círculo do Livro, 1978.

__________. A paixão segundo G.H. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

SOUSA, Carlos Mendes de. Clarice Lispector: Pinturas. Rio de Janeiro: Rocco, 2013.

ROLNIK, Suely. Cartografia Sentimental, Transformações contemporâneas do dese-jo. Porto Alegre: Editora Sulina, 2006.

VAUDAY, Patrick. La Peinture et l’Image – Y a-t-il une peinture sans image? Paris : Éditions Pleins Feux, 2002. (Tradução livre do original).

Pubblicato

2019-06-06

Come citare

HACK, Lilian. Entre a gruta e o arquivo: ver e escrever a pintura de Clarice Lispector. Palíndromo, Florianópolis, v. 11, n. 24, p. 28–41, 2019. DOI: 10.5965/2175234611242019028. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/15140. Acesso em: 18 mag. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos Seção temática