CATARSE: APROXIMAÇÕES CONCEITUAIS COM O ENSINO DA ARTE

Auteurs

  • Priscila de Souza Chisté Instituto Federal do Espírito Santo

DOI :

https://doi.org/10.5965/2175234607142015045

Mots-clés :

arte , cartase, educação

Résumé

A Catarse é considerada por muitos autores como um “efeito” ligado a um processo que leva à tomada de consciência. Que “efeito” é esse? Por quem foi sistematizado? Quais abordagens foram construídas a partir desse conceito? Qual a sua relação com a educação e com os espaços escolar e expositivo? O artigo em tela pretende refletir sobre essas questões ao revisitar o conceito de Catarse a partir de autores como Aristóteles, Vigotski, Jauss e, em especial, Georg Lukács. Busca relacionar as ideias desse esteta húngaro ao campo da  educação e, principalmente, ao ensino da arte. 

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Biographie de l'auteur

Priscila de Souza Chisté, Instituto Federal do Espírito Santo

Professora do Instituto Federal do Espírito Santo, atua no PROEJA e nos mestrados em Educação e Matemática, em Letras e em Humanidades.

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Publiée

2015-12-18

Comment citer

CHISTÉ, Priscila de Souza. CATARSE: APROXIMAÇÕES CONCEITUAIS COM O ENSINO DA ARTE. Palíndromo, Florianópolis, v. 7, n. 14, p. 045–063, 2015. DOI: 10.5965/2175234607142015045. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/6821. Acesso em: 17 mai. 2024.

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Artigos Seção aberta