O grotesco na Prancha 32 do Atlas Mnemosyne

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/2175234615362023e0006

Mots-clés :

Atlas Mnemosyne, Aby Warburg, grotesco, prancha 32 do Atlas Mnemosyne

Résumé

A categoria do grotesco é abordada através da análise da prancha 32 do Atlas Mnemosyne de Aby Warburg. Nela encontram-se imagens relativas principalmente ao Renascimento, abordando temas que atravessam os tempos desde a Antiguidade, como a dança da moresca, a corte amorosa e o culto à deusa Vênus, o gênero pictórico das Singeries (macaquices) e a luta pelos calções. Constata-se o vigor da categoria estética do grotesco, quando Aby Warburg dedica uma prancha apenas para ela. Juntamente com a análise das imagens, percorre-se as definições e reflexões sobre o grotesco em André Chastel, Wolfgang Kayser, e, principalmente em Victor Hugo, com seu postulado fundamental de que a forma grotesca se opõe ao clássico e existe na natureza e no mundo em nossa volta, mesmo que em um caleidoscópio de (in) definições. Outras categorias estéticas são abordadas em paralelo, como o belo, para o qual o grotesco surge como contraste; o cômico; o feio, com sua diversidade contrastante à unidade do belo. As imagens selecionadas por Warburg perpassam tais discussões teóricas e revelam polaridades fundamentais para compreender a expressão das comoções humanas: dionisíaco- apolíneo, loucura-razão, animal-humano, libertação-domesticação, caos-ordem, pathos-logos, distanciamento-imersão, expansão energética – contenção energética. Buscou-se igualmente compreender um método em Aby Warburg, seja na seleção e organização das imagens na prancha; seus interesses temáticos, nesse caso, as festas e tradições populares; o seu interesse pelo dissonante, para além das generalizações reducionistas e dos objetos canônicos da história da arte.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Sandra Makowiecky, Université de l'État de santa catarina

Professora Titular da UDESC- graduação, mestrado e doutorado em Artes Visuais do PPGAV-CEART da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Membro da ABCA. Membro da AICA. Membro do CBHA. Membro da ANPAP. Membro do IHGSC. Coordenadora do MESC-UDESC. Link para Lattes: http://lattes.cnpq.br/7738155362538526 ORCID: http://orcid.org/0000-0002-9132-3643 E-mail: sandra.makowiecky@gmail.com

Luana Maribele Wedekin, Université de l'État de santa catarina

Professora no Departamento de Design da UDESC. Pós-doutorado no PPGAV- UDESC na linha de Teoria e História da Arte; Doutora em Psicologia (UFSC); M.A. em History of Art (The Courtauld Institute of Art); Mestre em Antropologia Social (UFSC); Especialista em Estudos CUlturais (UFSC); Graduada em Educação Artística - Habilitação em Artes Plásticas (UDESC).

Références

BAXANDALL, Michael. The Limewood Sculptors of Renaissance Germany. New Haven/London: Yale University Press, 1981.

BOGERS, J. The Battle between Carnival and Lent (2010). Disponível em: https://www.rijksmuseum.nl/en/collection/SK-A-1673/catalogue-entry?pdfView=False Disponível em: 29 mar. 2023.

CASSIRER, E. Epitáfio a Aby Warburg (1929).Tradução de I.C. Fragelli. In: Discurso,46(1), p. 271-282, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2016.119172 Acesso em:10 fev.2023

CASTIGLIONE, Baldesar. O livro do cortesão. Porto: Campo das Letras, 2008.

CENTANNI, Monica; MAZZUCCO, Katia. Introduction to Mnemosyne Atlas Panels. Engramma, n. 1, set. 2000. Disponível em: http://www.engramma.it/eOS/index.php?id_articolo=4891 Acesso em 29 mar. 2023.

CHASTEL, André. La grottesca. Milano: Abscondita, 2010. (Originalmente 1991)

ECO, Umberto. História da feiura. Rio de Janeiro: Record, 2015.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

HALL, James. Dictionary of Symbols and Subjects in Art. New York: Harper & Row, 1979.

HUGO, Victor. Do grotesco e do sublime (Prefácio de Cromwell). Trad. Celia Berretini. São Paulo: Perspectiva, 2014.

KAYSER, Wolfgang. O grotesco. São Paulo: Perspectiva, 2013.MEDEIROS, Afonso; PEREIRA, Marcos Villela. Chamada de artigos para o Dossiê número 36 da Revista Palíndromo: As artimanhas do grotesco no contemporâneo. 2022. Disponível em < https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/announcement/view/457> Acesso em 10 jan.2023.

MNEMOSYNE, Seminario. Il Laocoonte: desiderio di una formula patetica antica e fortuna del soggetto Letture grafiche di Mnemosyne Atlas, Tavola 41a. Engramma, 25, mag.-giug. 2003. Disponível em: http://www.engramma.it/eOS/index.php?id_articolo=3694 Acesso em 24 mar. 2023.

MNEMOSYNE ATLAS 32. Disponível em: http://www.engramma.it/eOS/core/frontend/eos_atlas_index.php?id_tavola=1032 Acesso em 24 fev. 2023.

NUTTALL, Paula. Low life, high Society: a group of comic-grotesque drawings by Verrocchio. Renaissance Studies, v. 35, n. 2. pp. 287-317, apr. 2021.

SODRÉ, Muniz; PAIVA, Raquel. O império do grotesco. Rio de Janeiro: Mauad, 2014.

VASARI, Giorgio. Vidas dos artistas. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

VÁZQUEZ, Adolfo. S. Um convite à estética. Trad.: Gilson Baptista Soares. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

THE MORRIS DANCERS. Münchner Stadtmuseum. Disponível em: https://www.muenchner-stadtmuseum.de/en/collections/applied-arts-collection/the-morris-dancers#:~:text=Made%20by%20the%20sculptor%20Erasmus,at%20the%20major%20European%20courts. Acesso em 25 mar. 2023.

TIBERINI, Elvira Stefania. La moresca: aspetti sociocultural di uma danza Popolare tradizionale in ter diversi contesti etnografici. L’Uomo, v. 2, n. 2. pp.193-213, 1982.

WARBURG, Aby. Atlas Mnemosyne. Paris: l’Écarquillé, 2012.

WARBURG, Aby. A arte italiana e a astrologia internacional no Palazzo Schifanoia, em Ferrara. In: A Renovação da Antiguidade pagã: Contribuições científico-culturais para a história do Renascimento europeu. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013a. p. 453-506.

WARBURG, Aby. O nascimento de Vênus e A primavera de Sandro Botticelli (1893). In: A Renovação da Antiguidade pagã: Contribuições científico-culturais para a história do Renascimento europeu. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013b. p. 3-88.

WARBURG, Aby. Os figurinos teatrais para os intermezzi de 1589 (1895). In: A Renovação da Antiguidade pagã: Contribuições científico-culturais para a história do Renascimento europeu. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013c. p. 339-426.

WARBURG, A. Dürer e a Antiguidade italiana (1905). In: A Renovação da

Antiguidade Pagã: Contribuições científico-culturais para a história do Renascimento europeu.. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013d. p. 435-445.

WARBURG, Aby. Introdução à Mnemosine. In: Histórias de fantasma para gente grande. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p. 363-375.

WARBURG, Aby. Bilderatlas Mnemosyne: The Original. Berlin: Hatje Cantz, 2020.

WEDEKIN, Luana. No caminhar da ninfa: processos de potencialização e domesticação da imagem em Warburg e Panofsky. In: 27o Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2018, São Paulo. Práticas e ConfrontAÇÕES Anais [recurso eletrônico] do 27o Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, setembro de 2018, São Paulo, SP. São Paulo: ANPAP/UNESP, 2018. v. 1. p. 1931-1946.

Téléchargements

Publiée

2023-06-07

Comment citer

MAKOWIECKY, Sandra; WEDEKIN, Luana Maribele. O grotesco na Prancha 32 do Atlas Mnemosyne. Palíndromo, Florianópolis, v. 15, n. 36, p. 1–33, 2023. DOI: 10.5965/2175234615362023e0006. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/23589. Acesso em: 15 mai. 2024.