Subjetividade e corporalidade: elementos da arte digital

Auteurs

  • Vaneza Rita Silva Melo Federal University of Recôncavo da Bahia image/svg+xml

DOI :

https://doi.org/10.5965/2175234606112014114

Mots-clés :

subjetividade , tecnologia , corpo , arte digital

Résumé

O presente trabalho faz uma reflexão sobre a arte digital e a relação que se estabelece entre o sujeito e o próprio corpo. Para entender esta relação, que inclui uma visão social e filosófica, elencaram-se características importantes da história da arte moderna e seus desdobramentos até chegar à arte digital. Os conceito de subjetividade e corporalidade são incorporados para explanar sobre a poética proposta na exposição A Arte Somos Nós que servirá como um estudo de caso.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Vaneza Rita Silva Melo, Federal University of Recôncavo da Bahia

É jornalista e atualmente cursa o Bacharelado de Arte Visuais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Références

ARANTES, Priscila. @rte e Mídia - Perspectivas da estética digital. São Paulo, Editora Senac, 2005.

ARGAN, Giulio Carlo. Clássico e Romântico. In: . Arte Moderna. São Paulo, Companhia das Letras, 2004.

CLARK, Lygia, GULLAR, Ferreira, Pedrosa, Mário. Lygia Clark - Arte Brasileira Contemporânea. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1980.

DIAS, RMS. Notas introdutórias de uma analítica no campo das modelizações voca- cionais. In JACÓ-VILELA, AM., CEREZZO, AC., and RODRIGUES, HBC., orgs. Clio-psyché: fazeres e dizeres psi na história do Brasil [online]. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2012. p. 262-274. ISBN: 978-85-7982-061-8. Available from SciELO Books < books.scielo.org>.

FRICKE, Christiane. Novos Medioa. WALTHER, Ingo F. (org.). In: ____. Arte do Século XX. Köln, Taschen, 2010.

HARRISON, Charles.Modernismo. São Paulo, Cosac &Naify, 2001.

HAUSER, Arnold. Rococó, Classicismo e Romantismo. In: ____. A História Social da Arte e da Literatura. São Paulo, Martins Fontes, 2003.

LÉVY, PIERRE. Entrevista Pierre Lévy. Revista ComCiência, versão online nº 131. Campinas, 2011. Disponível em http://comciencia.scielo.br/scielo.phpscript=sci_arttext&pid=S1519-76542011000700013&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 14 jun 2014.

LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. O mundo como imagem e como comunicação. In: ____. A cultura-mundo. São Paulo, Companhia das Letras, 2008.

MANSANO, Sonia Regina Vagas. Sujeito, subjetividade e modos de subjetivação na contemporaneidade. São Paulo, UNESP, 2009. Disponível em http://www2.assis.unesp.br/revpsico/index.php/revista/article/viewFile/139/172. Acesso em 05 set 2014.

MIDLEJ, Dilson, PORTELA, Antonio Carlos. Texto Curatorial da exposição A Arte Somos Nós. In A Arte Somos Nós: questionamentos sobre o papel do fruidor na hipermodernidade. Cachoieira, 2014. Disponível em http://pt.scribd.com/doc/223079270/A-ARTE-SOMOS-NOS-questoes-sobre-o-papel-do-fruidor-na-hipermodernidade. Acesso em 02 set 2014.

MEDEIROS, Izabella Maria. A Relação entre o corpo e subjetividade na obra de Lygia Clark. Maceió, 2009. Disponível em http://abrapso.org.br/siteprincipal/images/Anais_XVENABRAPSO/185.%20a%20rela%C7%C3o%20entre%20corpo%20e%20 subjetividade%20na%20obra%20de%20lygia%20clark.pdf. Acesso em 13 jun 2014.

MELO, Zimaldo. A Arte Somos Nós: questionamentos sobre o papel do fruidor na hipermodernidade. Cachoieira, 2014. Disponível em http://pt.scribd.com/doc/223079270/A-ARTE-SOMOS-NOS-questoes-sobre-o-papel-do-fruidor-na-hipermodernidade. Acesso em 12 abril 2014.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O mundo percebido. In: ____. Fenomologia da Percepção. São Paulo, Martins Fontes, 1999.

MIRANDA, Luciana Lobo. Subjetividade: a (des)construção de um conceito. In: Subjetividade em questão: a infância como crítica da cultura. (Org.: SOUZA, Solange Jobim). Rio de Janeiro, 7Letras, 2005.

SEEGER, Anthony; da MATTA, Roberto; VIVEIROS de CASTRO, E.B. A Construção da Pessoa nas Sociedades Indígenas. Rio de Janeiro, Boletim do Museu Nacional, 1979. Disponível em

TASSINARI, Alberto. O Espaço Moderno. São Paulo, Cosac Naif, 2001.

Téléchargements

Publiée

2014-07-31

Comment citer

MELO, Vaneza Rita Silva. Subjetividade e corporalidade: elementos da arte digital. Palíndromo, Florianópolis, v. 6, n. 11, p. 114–129, 2014. DOI: 10.5965/2175234606112014114. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/2175234606112014114. Acesso em: 19 mai. 2024.