Entre na escrita: uma questão de desvio

Auteurs

  • Letícia de Alencar Bertagna Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

DOI :

https://doi.org/10.5965/2175234613312021058

Mots-clés :

escrita de artista, desvio, deriva

Résumé

O texto reflete sobre alguns princípios da escrita de artista no âmbito acadêmico, enfatizando a importância de mobilizar o meio, compreendido aqui como uma noção em que deslizamentos entre início e fim, teoria e prática, eu e outro, clareza e obscuridade, determinações e indeterminações, contornos e inacabamentos surgem com o intuito de acompanhar os movimentos do pensamento. O desvio e a deriva aparecem como apostas de uma metodologia que não chega a constituir uma lógica ou um sistema rígido e, por isso mesmo, figuram, paradoxalmente, como uma espécie de princípio desordenado visando a escrita capaz de promover uma experiência e dialogar com os movimentos oblíquos do processo artístico.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Letícia de Alencar Bertagna, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Artista e professora no Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Este texto é uma versão modificada do primeiro fragmento da tese de doutorado aqui à deriva (PPGArtes – UERJ, 2021). http://lattes.cnpq.br/6996867452474939

Références

ALVAREZ, Carlos Mario. Nietzsche e a experiência do filósofo-artista. 2012. 201 p. Tese (Doutorado em Letras) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.

BENVENISTE, Émile. A natureza dos pronomes. In: BENVENISTE, É. Problemas de linguística geral I. Trad. Maria da Glória Novak; Maria Luisa Neri. Campinas: Pontes, 1995.

BLANCHOT, Maurice. A questão mais profunda. In: BLANCHOT, Maurice. A conversa infinita I: a palavra plural. Trad. Aurélio Guerra Neto. São Paulo: Escuta, 2001.

DE DUVE, Thierry. Reflexões críticas: na cama com Madonna. Revista Concinnitas, Rio de Janeiro, UERJ, v. 1, ano 6, n. 7, 2005.

DUARTE, Pedro. O elogiável risco de escrever sem ter fim. Folha de São Paulo, São Paulo, 28 fev. 2016. Caderno Ilustríssima. Disponível em: https://m.folha.uol.com.br/ilustrissima/2016/02/1743666-o-elogiavel-risco-de-escrever-sem-ter-fim.shtml. Acesso em: 22 nov. 2020.

FERREIRA, Glória. Apresentação. In: COTRIM, Cecília; FERREIRA, Glória. Escritos de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.

GAGNEBIN, Jeanne-Marie. O método desviante: algumas teses impertinentes sobre o que não fazer num curso de filosofia. Revista Trópico: ideias de norte a sul, São Paulo, 03 dez. 2006. Disponível em: http://www.revistatropico.com.br/tropico/

html/textos/2807,1.shl. Acesso em: 18 ago. 2019.

LANCRI, Jean. Colóquio sobre a metodologia da pesquisa em artes plásticas na universidade. In: BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (Orgs.). O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: UFRGS, 2002.

NIETZSCHE, Friedrich. Humano, demasiado humano. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

RIVERA, Tania. Desejo de ensaio. In: RIVERA, Tania; CELES, Luiz Augusto M.; SOUSA, Edson Luiz André de (Orgs.). Psicanálise (Ensaios brasileiros contemporâneos). Rio de Janeiro: FUNARTE, 2017.

SCOVINO, Felipe (Org.). Cildo Meireles. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2009.

TAVARES, Gonçalo M. Atlas do corpo e da imaginação: teoria, fragmentos e imagens. Alfragide, Portugal: Editorial Caminho, 2013.

VIOLA, Paulinho da; CARVALHO, Hermínio Bello de. In: VIOLA, Paulinho da. Timoneiro. São Paulo: BMG Brasil, 2002. CD. Faixa 1.

Téléchargements

Publiée

2021-09-01

Comment citer

BERTAGNA, Letícia de Alencar. Entre na escrita: uma questão de desvio. Palíndromo, Florianópolis, v. 13, n. 31, p. 58–69, 2021. DOI: 10.5965/2175234613312021058. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/20338. Acesso em: 20 mai. 2024.