Fotografia rizomática:

uma proposta para cartografia de memórias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234613292021161

Palavras-chave:

Rizoma, fotografia, estudos culturais, memória

Resumo

Propomos no artigo o alinhamento do conceito de rizoma de Deleuze & Guattari à fotografia, compreendendo-a como um artefato cultural possível para estudos culturais. A fotografia rizomática é apresentada como articuladora da história, da cultura e da memória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Machado, Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)

Fotógrafo e pesquisador. Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela UNIVILLE. Docente nos cursos superiores de Fotografia e Publicidade e Propaganda da UNIVILLE.

Taiza Mara Rauen Moraes, Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)

Doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da graduação, mestrado e doutorado em Patrimônio Cultural e Sociedade da UNIVILLE. Coordenadora do PROLER UNIVILLE.

Referências

ALBERTI, V. Manual de História Oral. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2013.

ASSMANN, A. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Campinas: Unicamp, 2011.

ASSMANN, J. Memória comunicativa e memória cultural. História Oral, v. 19, n. 1, p. 115-128–128, 8 ago. 2016.

BENJAMIN, W. O Narrador: Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 198–221.

CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2011. v. 1

DELGADO, L. de A. N. História oral e narrativa: tempo, memória e identidades. História Oral, v. 6, p. 9–25, 2003.

DIDI-HUBERMAN, G. Quando as imagens tocam o real. Pós, v. 2, p. 204–219, 2012.

GUIMARÃES NETO, R. B. Historiografia, diversidade e história oral: questões metodológicas. História Oral, desigualdades e diferenças, v. 1, n. 1, p. 333, 2012.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, E A CULTURA (UNESCO). Convenção para a salvaguarda do patrimônio cultural imaterial, 2003.

PORTELLI, A. A Filosofia e os Fatos. T e m p o, v. 1, p. 9, 1996.

ROUILLÉ, A. A fotografia entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Senac, 2009.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Como Citar

MACHADO, Daniel; MORAES, Taiza Mara Rauen. Fotografia rizomática: : uma proposta para cartografia de memórias. Palíndromo, Florianópolis, v. 13, n. 29, p. 161–172, 2021. DOI: 10.5965/2175234613292021161. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/16925. Acesso em: 28 mar. 2024.