Pesquisa e Escrita

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234609172017068

Palabras clave:

investigação, escrita, criação

Resumen

Este trabalho, realizado na disciplina Seminário de Pesquisa I, apresenta reflexões referentes à escrita de uma tese de doutorado, articulando as contribuições de Miklos (2011), Freitas (2006), Alves-Mazzotti (2006) e Duras (1994). A partir das discussões em aula e dos textos busca-se pensar a elaboração da tese como um processo de criação, que investiga aquilo que nos fascina e tem a ver conosco, para se chegar além do que somos. O caminho depende de onde queremos chegar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliano Reis Siqueira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professor no curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual de Londrina. Doutorando em Artes Visuais (UDESC). Mestre em Educação e Artes (UFSM). Bacharel em Escultura e Licenciado em Desenho e Plástica (UFSM). Coordenador do PIBID/CAPES/UEL/Artes Visuais (2013-2016).

Citas

ALVES-MAZZOTI, Alda Judith. A revisão de bibliografia. Em: BIANCHETTI, L. & MACHADO, A. M. N. (orgs.). A bússola do escrever. Florianópolis: Ed. Cortez & Editora da UFSC, 2006.

DEWEY, J. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

DURAS, Marguerite. Escrever. Rio de Janeiro: Ed. Rocco, 1994.

FREITAS, Maria Ester. Viver a tese é preciso. Em: BIANCHETTI, L. & MACHADO, A. M. N. (orgs.). A bússola do escrever. Florianópolis: Ed. Cortez & Editora da UFSC, 2006.

MAHABHARATA. Bhagavad-Gita. Brasília: The Bhaktivedanta book trust, 2008.

MIKLOS, Claudio. A arte zen e o caminho do vazio: uma investigação sobre o conceito zen-budista de não-eu na criação de arte. Rio de Janeiro: Ed. do Autor, 2011.

Publicado

2017-04-30

Cómo citar

SIQUEIRA, Juliano Reis. Pesquisa e Escrita. Palíndromo, Florianópolis, v. 9, n. 17, p. 68–74, 2017. DOI: 10.5965/2175234609172017068. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/8024. Acesso em: 15 may. 2024.

Número

Sección

Dossiê