Irene e Martha: autorretrato com minhas avós e outras ficções

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234613302021084

Palabras clave:

Nome, Gesto, Escrita, Transmissão

Resumen

Como toda imagem, o autoretrato solicita a distância, nem que seja a distância de um braço, como é o caso das selfies. Assim, o texto é constituído por sete pequenas seções, sete movimentos de distanciamento reflexivo – provisórios, tênues, hesitantes – que têm em comum o nome próprio, o gesto, a escrita e a transmissão, tópicos que se organizam em torno de um clichê fotográfico de minhas avós, entre outros apelos, que habitam o visível como exigência (Mondzain). Responder à exigência do que pede a se constituir como imagem é o movimento que, por sua vez, me constitui como artista.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leila Danziger, UERJ

Artista, professora associada do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), pesquisadora CNPq (desde 2010) e Cientista do Nosso Estado, Faperj (2017 – 2020).

Citas

ADORNO, Theodor. Minima Moralia. Trad: Luiz Eduardo Bicca. São Paulo: Ática, 1992.

AGAMBEN, Giorgio. “Os ajudantes”. In: Profanações, São Paulo: Boitempo, 2007.

AKOMFRAH, John. The unfinished conversation. vídeo instalação, 45”, Londres: Smoking dogs Films, 2012.

ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas, São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

BARTHES, Roland. “Cy Twombly ou Non multa sed multa”, in: L’obvie et l’obtus. Essais critiques III, Paris: ed. du Seuil, 1982.

BATAILLE, Georges. “Manet”. in: Oeuvres completes IX, Paris: Gallimard, 1979.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas, volume 1. Magia e técnica, arte e política. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BUTLER, Judith. Vida precária. Os poderes do luto e da violência. Trad. Andreas Lieber. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

DANZIGER, Leila. Diários públicos: sobre memória e mídia. Rio de Janeiro: Contra capa, 2013.

DANZIGER, Leila. Três ensaios de fala. Rio de Janeiro: 7Letras, 2012.

DANZIGER, Leila. Ano novo. Rio de Janeiro: 7Letras, 2016.

DANZIGER, Leila. “Da janela do meu minarete: a paisagem vista da janela dos fundos." In: Ida Alves; Masé Lemos; Carmem Negreiros (orgs.). Estudos de Paisagem. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2014.

DIDEROT, Dennis e D’Alembert, Jean Le Rond. L’Encyclopédie. L’art de l’écriture. Caractères et Alphabets, Tours: Inter-Livres, 1996.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Phasmes. Essais sur l’apparition. Paris: Minuit, 1998.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Éparses. Voyage dans les papiers du ghetto de Varsovie, Paris: Minuit, 2020.

FRASCINA, Francis... [et ali]. Modernidade e Modernismo. A pintura francesa no século XIX. São Paulo: Cosac e Naify, 1998.

KAMENSZAIN, Tamara. O livro dos divãs. Trad: Paloma Vidal e Carlito Azevedo. Rio de Janeiro: 7Letras, 2015.

LÉVINAS, Emmanuel. Noms propres. Paris: Fata Morgana, 1976.

LÉVINAS, Emmanuel. Éthique et infini. Dialogues avec Philippe Nemo. Paris: Fayard, 1982.

LISPECTOR, Clarice. A paixão segundo G.H., Rio de Janeiro: Editora do autor, 1964.

MONDZAIN, Marie-José. L’image peut-elle tuer? Montrouge: Bayard, 2015.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. A fera e o fora, Revista Letras, Curitiba, UFRP, n. 98, jul./dez. 2018, pp. 9-30.

Publicado

2021-05-01

Cómo citar

DANZIGER, Leila. Irene e Martha: autorretrato com minhas avós e outras ficções. Palíndromo, Florianópolis, v. 13, n. 30, p. 84–97, 2021. DOI: 10.5965/2175234613302021084. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/19458. Acesso em: 20 may. 2024.