A construção de si mesma: a presença da figura de Kiki de Montparnasse no cenário vanguardista

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234610212018090

Palabras clave:

participação feminina, Kiki de Montparnasse, modernismo, cenário vanguardista

Resumen

O escopo deste artigo consiste em traçar alguns pontos da construção da figura de Alice Prin - mais conhecida como Kiki de Montparnasse – em relação os reconhecidos artistas homens modernistas durante o período do entre-guerras, bem como a construção-invenção de si mesmaobservada no conjunto da produção artística de Kiki. Neste sentido, buscamos por um lado, compreender a ambiência deste mundo que a retratou e, por outro, para efeito de contraposição a este contexto, nos detemos na participação feminina peculiar de Kiki e os escritos de seu diário.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Anelise Valls Alvarez, Universidad Federal de Río Grande del Sur

Mestre em Filosofia pela USP.  Licenciada em Filosofia pela UFRGS. Atualmente aluna do Bacharelado em História da Arte na UFRGS. 

Citas

BENSTOCK, Shari. Women of the Left Bank: Paris, 1900- 1940. Londres: Virago, 1987, 566 p.

BUTLER, Judith P. Gender Trouble: Feminism and the Subversion of Identity.Londres: Routledge, 2006, 236 p.

DALTON, S. Engendering the Republic of Letters: Reconnecting Public and Private Spheres in Eighteenth-Century Europe. Montreal-Kingston: McGill-Que-en’s University Press, 2003, 206 p.

ELLIOTT, Bridget. New and Not so ‘New Women’ on the London Stage: Aubrey Beardsley’s Yellow Book Images of Mrs. Patrick Campbell and Réjane. Victorian Studies: 1987, p.33-57.

GAMMEL, I. (ed.) Confessional Politics: Women’s Sexual Self-Representation in Life Writing and Popular Media. Carbondale and Edwardsville: Southern Illinois University Press, 1999, 196 p.

GARB, T. Sisters of the Brush: Women’s Artistic Culture in Late Nineteenth-Century Paris. New Haven: Yale University Press, 1994, 216 p.

GLASSCO, J. Memoirs of Montparnasse. New York Rewies Book: 2007, 296 p.

GROSSMAN, Wendy A.; MANFORD, Steven. Une icône démasquée: Noire et blanchede Man Ray, In: American Art 20, nº 2, 2006, p. 134-147.

HABERMAS, J. Further reflections on the public sphere. In: Calhoun, Craig (Ed.). Habermas and the public sphere. Cambridge; Londres: MIT Press, 1992.

_______. J. O discurso filosófico da modernidade: doze lições. São Paulo: Martins Fontes, 2002, 350 p.

HARRISON, C. et al. Modernidade e Modernismo: a pintura francesa no século XIX. São Paulo: Cosac Naify, 1998, 297 p.

HEMINGWAY, E. Introduction to Kiki of Montparnasse. In: Memoir’s Souvenirs. 1929, p. 14-17.

KIKI DE MONTPARNASSE. Souvenirs Retrouvés. Paris: José Corti, 2003, 319 p. KLÜVER, B.; MARTIN, J. Kiki ́s Paris: Artists and Lovers (1900-1930). Londres: Abrams, 1980, 264 p.

MAH, H. Phantasies of the Public Sphere: Rethinking the Habermas of Historians. In: The Journal of Modern History 72, março/2000, p.153-182.

MOULLGAARD, L. Kiki de Montparnasse. São Paulo: Martins Fontes, 1990, 354 p.

ROBERTS, M. L. Disruptive Acts, and Civilization without Sexes: Reconstruc-ting Gender in Postwar France, 1917-1927. Chicago: Universidade de Chicago Press, 1994, 352 p.

RODRIGUEZ S. C., Las dos caras de Kiki: retratos de una musa de Montparnasse. Congreso Internacional Imagen y Apariencia, 2009, s/ p.

SHOWALTER, Elaine. Sexual Anarchy: Gender and Culture at the Fin de Siècle.Nova York: Penguin Books, 1990, 242 p.

Publicado

2018-07-31

Cómo citar

ALVAREZ, Anelise Valls. A construção de si mesma: a presença da figura de Kiki de Montparnasse no cenário vanguardista. Palíndromo, Florianópolis, v. 10, n. 21, p. 90–100, 2018. DOI: 10.5965/2175234610212018090. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/12677. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

Artigos Seção temática