O dizível das pesquisas em educação musical: abordagem (auto)biográfica na produção acadêmica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0108

Palabras clave:

estado do conhecimento, referencial teórico, metodologia, conceitos

Resumen

Para saber como as pesquisas (auto)biográficas estão sendo desenvolvidas na educação musical, analisamos 47 teses e dissertações por meio de um estudo de estado do conhecimento. Neste artigo ressaltamos a análise sobre o referencial teórico, a metodologia e aos neologismos formados na interface educação musical e (auto)biografia. Esses trabalhos reforçam a autonomia da educação musical como área de conhecimento, e mesmo diante da contribuição da sociologia, psicologia e filosofia, seus objetos de estudos centram-se em problemáticas e campos empíricos específicos da educação musical. A metodologia dos trabalhos revela uma pluralidade de nomes utilizados que se misturam à abordagem de investigação como: narrativas, biográficas, histórias de vida, história oral, embora percebamos pouca variação de autores(as) para fundamentar. Encontramos seis novos termos com conceitos delineados pelos(as) pesquisadores(as), que contribuem para o vocabulário da área de educação musical, mostram as encruzilhadas conceituais da área e ampliam os caminhos investigativos percorridos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mônica Luchese Marques, Federal University of Maranhão

Possui nível Técnico em Violino pela Escola de Música de Brasília, graduação em Educação Artística- Música pela Universidade de Brasília (2007) e mestrado em Música pela Universidade de Brasília (2011). É professora assistente da Universidade Federal do Maranhão e atualmente cursa o doutorado em Música na Universidade Estadual de Santa Catarina sob a orientação da Dra. Teresa Mateiro.

Ana Ester Correia Madeira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda, mestre e licenciada em Música pela UDESC. Integra o Grupo de Pesquisa "Educação Musical e Formação Docente" (ForMusi/Udesc/CNPq). Professora de música na Educação Infantil; cantora e integrante do Grupo de Evangelização Infantil Semeando a Esperança, onde trabalha com música e teatro de fantoches.

Silani Pedrollo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Estudante do curso de Mestrado em Música – Educação Musical (PPGMUS/UDESC). Foi bolsista em projetos de pesquisa (Iniciação Científica) e em projetos de extensão durante o curso de Licencitura em Música (UDESC, 2019). É graduada também em Pedagogia (UNIPAR, 2001).

Teresa Mateiro, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora associada do Departamento de Música (DMU) da UDESC. Atua nos Programas de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Música (PPGMUS) e Mestrado Profissional em Artes (PROF-ARTES) na mesma instituição. Realizou Pós-Doutorado na Universidade de Lund, Suécia. É líder do Grupo de Pesquisa Educação Musical e Formação Docente (ForMusi/UDESC/CNPq).

Citas

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Pesquisa (auto)biográfica – tempo, memória e narrativas. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). A aventura (auto)biográfica. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004, p. 201-224.

ABREU, Delmary Vasconcelos de. História de vida e sua representatividade no campo da educação musical: um estudo com dois Educadores Musicais do Distrito Federal. InterMeio: Revista da Pós-Graduação em Educação, Campo Grande, v. 23, n.45, p.207-227, 2017b.

ABREU, Delmary Vasconcelos de. O FAEM como espaço de formação em educação musical: uma investigação-formação a partir de memoriais de mestrandos na UnB. In: Revista da ABEM, Londrina, v.25, n. 38, p. 89-104, jan.jun. 2017a.

ALMEIDA, Jéssica de; LOURO, Ana Lúcia. Biografia músico-educativa: aspectos teóricos e metodológicos. In: Revista da ABEM, v. 27, n. 42, p. 94-112, 2019.

BACHELARD, Gaston. A Póética do Espaço. In: Coleção Pensadores; Seleção de textos de José Américo Motta Pessanha. Tradução: Joaquim José Moura Ramos et al. São Paulo, SP: Editora Abril Cultural, 1978.

BASTIAN, Hans Günther. A pesquisa (empírica) na educação à luz do pragmatismo. Trad. Jusamara Souza. In: Em Pauta, UFRGS, v. 11, n. 16/17, p. 74-106, 2000.

BENVENISTE, Émile. Problemas de Lingüística Geral II. Campinas: Pontes. 1989.

BOLÍVAR, Antonio, DOMINGO, Jesús; FERNÁNDEZ, Manuel. La investigación biográfico-narrativa em educación. Enfoque y metodología. Madrid: Muralla, 2001.

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Histórias e vida e formação de professores: diálogos entre Brasil e Portugal. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012.

BRANDÃO, Luigi. Biografia musical e musicologia: revendo premissas e traçando caminhos. In: CONGRESSO DE MÚSICA NAS NUVENS, 6, 2020, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 2020.

COSTA, Lucimara Alves da C. Reflexões sobre a variação terminológica na lexicografia corrente no Brasil e a construção das bases teórico-metodológicas para o dicionário de lexicografia brasileiro. Tese (Doutorado em Linguística). Universidade Estadual Paulista. São José do Rio Preto, 2015.

DEL BEN, Luciana. A delimitação da educação musical como área de conhecimento: contribuições de uma investigação junto a três professoras de música do Ensino Fundamental. In: Em Pauta, v. 12, n18/19, p. 65-93, 2001.

DEL-BEN, Luciana M. (Para) Pensar a pesquisa em educação musical. In: Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 24, 25-33, 2010.

DEL-BEN, Luciana M. Políticas de ciência, tecnologia e inovação no Brasil: perspectivas para a produção de conhecimento em educação musical. In: Revista da ABEM, Londrina, v. 22, n.32, p.130-142, 2014.

DELORY-MOMBERGER, Christine. A condição biográfica: ensaio sobre a narrativa de si na modernidade avançada. Natal: Editora da UFRN, 2012a.

DELORY-MOMBERGER, Christine. A pesquisa biográfica ou a construção compartilhada de um saber do singular. Tradução Eliane das Neves Moura. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica, Salvador, v. 01, n. 01, p. 133-147, 2016.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Tradução Anne-Marie Milon Oliveira. Revista Brasileira de Educação, v. 17 n. 51, 2012b.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Formação e socialização: os ateliês biográficos de projeto. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 359-371, 2006.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Fundamentos epistemológicos da pesquisa biográfica em educação. In: Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 01, p. 333-346, 2011.

FONTES, Baruc Correia. A entrevista biográfica na sociologia. In: Revista Sociais & Humanas, v. 32, n. 3, p. 83-97, 2019.

FREITAS; Maria de Fátima; SOUZA, Jusamara. Pensar a formação e a pesquisa na pós-graduação stricto sensu. In: Educar em Revista, n. 71, p. 9-18, 2018.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Tradução: Flávio Paulo Meurer. Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 1997.

GONTIJO, Millena Brito T. O movimento (auto)biográfico no campo da educação musical no Brasil: um estudo a partir de teses e dissertações. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade de Brasília. Brasília, 2019.

GRAY, David E. Pesquisa no mundo real. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Penso, 2012.

ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; BOLZAN, Doris Pires Vargas. Aprendizagem docente no ensino superior: construções a partir de uma rede de interações e mediações. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 5, 2007, São Leopoldo. Anais... São Leopoldo: UNISINOS, p. 1-12, 2007.

KRAEMER, Rudolf-Dieter Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-musical. Tradução: Jusamara Souza. In: Em Pauta, v. 11, n. 16/17, p.48-7. 2000.

MADEIRA, Ana Ester Correia; MARQUES, Mônica Luchese; PEDROLLO, Silani; MATEIRO, Teresa. Pesquisa (auto)biográfica em educação musical: análise da construção do conhecimento em teses e dissertações. In: XXV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 25, 2021, Campo Grande/On-line. Anais... Campo Grande: UFMS, 2021. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v4/papers/975/public/975-4019-1-PB.pdf . Acesso em: fev. 2022.

MAFFIOLETTI, Leda de Albuquerque; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Pesquisa narrativa em Educação Musical: considerações de ordem epistemológica. In: BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro (org.). Educação musical e unidocência: pesquisas, narrativas e modos de ser professor de referência. Porto Alegre: Sulina, 2017, p. 55-75.

MARQUES, Mônica Luchese; PEDROLLO, Silani; MADEIRA, Ana Ester Correia. Neologismos entre educação musical e pesquisa (auto)biografia. In: XXV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 25, 2021, Campo Grande/On-line. Anais... Campo Grande: UFMS, 2021. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v4/papers/1016/public/1016-4023-1-PB.pdf. Acesso em: fev. 2022.

MATEIRO, Teresa. Do tocar ao ensinar: o caminho da escolha. In: Revista Opus, Goiânia, v. 13, n. 2, p. 175-196, 2007.

MATEIRO, Teresa. Ensinar música: ocupação individual ou profissão aprendida? In: SILVA, Helena Lopes da; ZILLE, José Antônio Baêta (org.). Música e educação: série diálogos com o som. Barcelona: EdUEMG, p. 171-188, 2015.

MATEIRO, Teresa. Uma análise de projetos políticos pedagógicos de licenciatura em música. In: Revista da ABEM, v. 22, p. 57-66, 2009.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo, SP: Editora Hucitec, 2010.

MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. In: Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, 2014.

MOTTA, Thais da Costa; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Pesquisaformação: uma opção teórico-metodológica de abordagem narrativa (auto)biográfica. Artes de dizerfazerdizer os saberes da experiência. In: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, Salvador, v. 4, n. 12, p. 1034-1049, 2019.

NIELSEN, F. V. The domain of research in music education: mapping the object fi eld. In: RAIME – Research Alliance Of Institutes For Music Education, 9., 2007. Proceedings of the IX International Symposium. Miami: Frost School of Music, University of Miami, p. 122-140, 2008.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Aproximaciones teóricas a las perspectivas de la investigación (auto)biográfica em educación. Tradução de Dora Lilia Marín Diaz. In: Revista Educación y Pedagogía, v. 23, n. 61, p. 25-39, 2011.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Enfoques narrativos en la investigación educativa brasileña. In: Revista Paradigma, v. XLI, p. 57-79, 2020.

PASSEGGI, Maria da Conceição; ABRAHÃO Maria Helena Menna Barreto; DELORY-MOMBERGER, Christine. Reabrir o passado, inventar o devir: a inenarrável condição biográfica do ser. In: Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica: Tomo II. Natal: EDUFRN; Porto Alegre: EDIPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2012.

PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu. O Movimento (Auto)biográfico no Brasil: Esboço de suas Configurações no Campo Educacional. In: Revista Investigacion Cualitativa, Bahia, v. 2, n. 1, p. 6-26, 2017.

PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu; VICENTINI, Paula (orgs). Pesquisa (Auto)biográfica: narrativas de si e formação. Curitiba: CRV, 2013.

PASSEGGI, Maria da Conceição; SÁ JUNIOR, Lucrécio Araújo de; BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre. Educação e Experiência: narrativas em múltiplos contextos. Natal, RN: EDUFRN, 2021.

PEDROLLO, Silani; MATEIRO, Teresa; MARQUES, Mônica Luchese; MADEIRA, Ana Ester Correia. Pesquisas (auto)biográficas: abordagens metodológicas na produção acadêmica em Educação Musical. In: XXV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 25, 2021, Campo Grande/On-line. Anais... Campo Grande: UFMS, 2021. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v4/papers/1040/public/1040-4021-1-PB.pdf. Acesso em: fev. 2022.

PEREIRA, Lígia Maria Leite. Algumas reflexões sobre histórias de vida, biografias e autobiografias. In: História Oral, v. 3, p. 117-127, 2000.

PIMENTA; Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2017.

RAMOS, Michael D. P; OLIVEIRA, Rita de Cássia M. de; SANTOS, Maria Rita. Estado da Arte da pesquisa (auto)biográfica: uma análise do portal de periódicos CAPES. In: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, Salvador, v. 2, n. 5, p. 449-469, 2017.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. In: Diálogo Educativo, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006.

ROPKE, Camila Betina; MONTI, Ednardo Monteiro G. do. (Auto)biografia e educação musical: produções em teses e dissertações em Educação, História e Música entre os anos de 2015 e 2019. In: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, Salvador, v. 06, n. 17, p. 207-223, 2021.

SANTOS, Boaventura de Souza. Um discurso sobre as ciências. Portugal, Porto: Editora Afrontamentos, 1987.

SOUZA, Clementino de; MEIRELES, Mariana Martins de. Olhar, escutar e sentir: modos de pesquisar-narrar em educação. Revista Educação e Cultura Contemporânea. v. 15, n. 39, p. 282-303, 2018.

SOUZA, Elizeu Clementino de. A arte de contar e trocar experiências: reflexões teórico-metodológicas sobre história de vida em formação. In: Revista Educação em Questão. Natal, v. 25, n. 11, p. 22-39, 2006.

SOUZA, Elizeu Clementino; PASSEGGI, Maria da Conceição; PARIS, Christine Delory-Momberger; SUÁREZ, Daniel Hugo. Fios e teias de uma rede em expansão cooperação acadêmica no campo da pesquisa (auto)biográfica. In: Teias. Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, 2010.

SOUZA, Jusamara. O cotidiano como perspectiva para a aula de música. In: Fundamentos da Educação Musical, v. 3, p. 61-74, 1996.

SOUZA, Jusamara. A educação musical como campo científico. In: Olhares&Trilhas, v. 22, n. 1, p. 9-24, 2020.

SOUZA, Jusamara. Aprender e ensinar música no cotidiano. Porto Alegre: Sulina, 2008.

SOUZA, Jusamara. Articulando pesquisa e formação na educação musical. In: Pentagrama, v. 1, p. 15-24, 2004b.

SOUZA, Jusamara. Dimensões de um campo musical local e suas relações com a educação musical: resultados de um programa de formação de professores. In: Arteriais, v. 1, p. 99-108, 2015.

SOUZA, Jusamara. Educação musical e práticas sociais. In: Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 10, n. 10, p. 7-11, 2004a.

SOUZA, Jusamara. Música, educação e vida cotidiana: apontamentos de uma sociografia musical. In: Educar em Revista, v. 53, p. 91-112, 2014a.

SOUZA, Jusamara. Pensar a educação musical como ciência: a participação da ABEM na construção da área. In: Revista da ABEM, v. 16, p. 25-30, 2007.

SOUZA, Jusamara. Pesquisa e formação em educação musical. In: Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 8, n. 8, p. 7-10, 2003.

SOUZA, Jusamara. Sobre as várias histórias da educação musical no Brasil. In: Revista da ABEM, v. 22, p. 109-120, 2014b.

TORRES, Maria Cecília de Araújo R. Narrativas de uma professora de um curso de Licenciatura em Música: entrelaçando memórias e práticas musicais. In: Ouvirouver, Uberlândia, v. 15, n. 1, p. 72-84, 2019.

TORRES, Maria Cecília de Araújo R. Narrativas dos movimentos de uma tese: apresentar as entrevistadas e narrar o narrado. In: Ouvirouver, Uberlândia, v. 13, n. 2, p. 644-657, 2017.

Publicado

2022-07-15

Cómo citar

MARQUES, Mônica Luchese; MADEIRA, Ana Ester Correia; PEDROLLO, Silani; MATEIRO, Teresa. O dizível das pesquisas em educação musical: abordagem (auto)biográfica na produção acadêmica. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. e0108, 2022. DOI: 10.5965/2525530407012022e0108. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/21773. Acesso em: 18 may. 2024.