PEDAGOGIA DO TEATRO: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA

Autores

  • Leide Rosane Alcântara

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092517172017074

Palavras-chave:

teatro , educação , experiência

Resumo

O presente trabalho traz uma análise reflexiva a respeito do ensino de teatro na escola, defendendo essa prática pela tríplice abordagem que engloba os fazeres do corpo, as tecnologias e o corpo teórico metodológico do teatro. Dessa forma, isto proporciona uma troca de experiência entre professor e estudante; oferece uma experiência artística em aula de teatro mais completa; estimula os estudantes a desenvolverem seu potencial individual e permite que o processo seja enriquecido por meio da contribuição direta de cada indivíduo envolvido na experiência em sala de aula. Trata-se de atuar com uma visão crítica do que é positivo para o processo, pois mesmo com as inúmeras dificuldades encontradas para se efetivar o ensino de teatro na escola, defendo que o ensino das artes cênicas, como uma habilitação necessária pela sua importância e relevância como proposta pedagógica, possibilita ao estudante a reflexão crítica e o pensar com o corpo e com a voz. Além disso, considero as inúmeras possibilidades, oportunizadas pelo teatro na escola, de ler a realidade do mundo por meio deste, enriquecendo assim o processo ensino-aprendizagem atual e contribuindo para a formação das novas gerações.

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Publicado

2017-12-29

Como Citar

ALCÂNTARA, Leide Rosane. PEDAGOGIA DO TEATRO: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 17, n. 1, p. 74–85, 2017. DOI: 10.5965/2358092517172017074. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/11688. Acesso em: 31 out. 2024.

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