Sobre a Revista

FOCO E ESCOPO

A Revista Nupeart (formato online e impresso) é uma publicação interdisciplinar de caráter científico-acadêmico do Núcleo Pedagógico de Educação e Arte, do Centro de Artes (CEART), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Tem como objetivos: divulgar ações de ensino, pesquisa e extensão relacionadas e identificadas com as áreas temáticas de educação e cultura; proporcionar um espaço de divulgação de trabalhos artísticos e educacionais de profissionais da área; oferecer aos licenciandos e professores de artes em geral, atuantes na educação básica, um material teórico, artístico e pedagógico.

Está aberta a receber estudos, artigos, relatos de experiências, seja em âmbito regional e nacional, como também internacional (especialmente latinoamericanos).

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

Inicialmente o artigo submetido é avaliado pela equipe editorial que verifica a adequação do trabalho à linha editorial da revista. Em caso positivo, será encaminhado a no mínimo dois pareceristas ad hoc ou será retornado diretamente ao autor com observações e sugestões. Caso ocorram divergências serão enviados a um terceiro consultor. Não caberá recurso ao trabalho recusado.

Informamos que adotamos como norma não publicar textos dos mesmos autores em números subsequentes desta Revista.  

PERIODICIDADE

Revista eletrônica com periodicidade semestral.

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

ARQUIVAMENTO

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

CONFLITO DE INTERESSES

Conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.

Quando os autores submetem um manuscrito, eles são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado seu trabalho. Os autores devem reconhecer no manuscrito todo o apoio financeiro para o trabalho e outras conexões financeiras ou pessoais com relação à pesquisa. O relator deve revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que poderiam influir em sua opinião sobre o manuscrito, e, quando couber, deve declarar-se nãoqualificado para revisá-lo. Se os autores não tiverem certos do que pode constituir um potencial conflito de interesses, devem contatar a secretaria editorial da Revista.